Menu

Natal

Atualizado em 1 de outubro de 2014, às 15:52 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Receita: Panetone Light

Aprenda a preparar uma deliciosa receita: panetone light, que tem apenas 180 calorias por fatia.

Como Funcionam os Vales Presentes, Onde Encontrar

[24/09/2014]

Dicas de Presentes para Namorado no Natal

[01/10/2014]

A Receita: Panetone Light representa uma ótima opção para as pessoas que estão de dieta, mas não querem ficar sem saborear a típica iguaria natalina. O modo de preparo é simples e o grande segredo está em trabalhar com ingredientes menos calóricos.

7053 Receita Panetone Light 1 Receita: Panetone LightReceita Panetone Light. (Foto: Divulgação)

O panetone light é uma iguaria perfeita para quem quer aproveitar os principais sabores do natal, mas não quer comprometer a boa forma física. A receita rende 20 fatias, sendo que cada fatia tem apenas 180 calorias.

Mesmo se tratando de um panetone menos calórico, é importante tomar cuidado para não exagerar no consumo. Lembre-se que você terá todas as outras delícias natalinas para experimentar.

Leia mais: Receitas Light de Natal

Receita: Panetone Light

A receita: panetone light é bem simples e prática de preparar. Confira:

Ingredientes
5 tabletes de fermento biológico (para pão)
5 ovos batidos
1 kg de farinha de trigo
1 xícara (café) de leite morno desnatado
7 colheres (sopa) de adoçante
1 colher (sopa) de raspas de laranja
1 colher (sopa) de raspas de limão
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 lata de creme de leite light
5 colheres (sopa) de margarina light
½ xícara (chá) de ameixa seca
½ xícara (chá) de damasco seco
½ xícara (chá) de uva passa
½ xícara. (chá) de pera seca

Modo de preparo

7053 Receita Panetone Light 3 Receita: Panetone LightO panetone fica com a massa macia e saborosa. (Foto: Divulgação)

Acompanhe a seguir o passo a passo do panetone light:

1. Para começar essa receita fácil de panetone light, misture em um recipiente o fermento, o leite, metade da farinha e o adoçante. Deixe descansar em um lugar morno por 15 minutos.

2. Acrescente o restante da farinha, juntamente com os ovos e os outros ingredientes. Misture tudo até formar uma massa homogênea.

3. Coloque a massa do panetone light caseiro em uma forma de papel própria de panetone e cubra com papel alumínio. Leve ao forno aquecido (mas desligado) e deixe a massa repousar por 20 minutos.

4. Pré-aqueça o forno a 180° C e coloque a massa para assar por 30 minutos.

5. Antes de tirar o panetone do forno, faça o teste do palito.

Você ainda tem dúvidas sobre como fazer panetone light? Então assista ao vídeo abaixo:

Origem do panetone

A origem do panetone gera muitas discussões, porém a teoria mais aceita é que ele nasceu a partir do erro de um padeiro. Conta a lenda que, por volta do ano de 900, um padeiro de Milão chamado Toni precisava assar uma fornada de pães para o seu chefe, mas estava muito cansado por ter trabalhado várias horas na véspera de natal. Exausto, ele errou na receita da massa e colocou uvas passas.

7053 Receita Panetone Light 2 Receita: Panetone LightTudo indica que o panetone surgiu por causa do erro de um padeiro. (Foto: Divulgação)

No desespero de salvar os pães, Toni adicionou outros ingredientes, como frutas cristalizadas, manteiga e ovos. Depois de assar a mistura, o padeiro entregou-a para o chefe, crente que seria demitido na hora. Mas não foi o que aconteceu. O patrão adorou o sabor da nova iguaria e deu a ela o nome de “pane di Toni”.

Com o passar dos anos, foram surgindo variações do panetone, como é o caso da Receita: Panetone Light e do chocotone. Em todo caso, o pão continua tendo como principal característica a massa adocicada e macia.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.