Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Requeijão caseiro de Liquidificador

Faça em casa uma receita fácil de requeijão que leva vinagre branco e creme de leite
Por Editorial MDT -

O Requeijão caseiro de Liquidificador é uma receita fácil de requeijão caseiro e muito prática de fazer. Mas antes de aprender e ir direto para a receita, atente-se um pouco em saber sobre o requeijão. O requeijão é um derivado do leite que pode ser consumido em uma forma sólida como se fosse queijo cremoso. Veja mais sobre essa maravilha usada na cozinha brasileira.

Requeijão caseiro de Liquidificador (imagem ilustrativa)

 

Requeijão caseiro de Liquidificador

Gosta de requeijão? Bom verdade que isso é vai do gosto de cada um, mas o que importa agora é saber como é feito o requeijão em um process industrial por assim dizer. Há pessoas que não gosta do requeijão quando feito no processo industrial devido os seus conservantes. É claro! os conservantes não fazem bem para nós.

Mas quando se degusta um bom requeijão feito em casa não tem para ninguém. Além de ser saboroso cabe bem com qualquer tipo de alimento e  qualquer hora do dia. Mas sabia que no Brasil exite dois tipos de requeijão, ou, duas variedades de requeijão? Se não sabe veja quais são bem resumido.

Variedade de requeijão no Brasil

Aqui no nosso querido Brasil as variedades do requeijão baseia-se em duas: requeijão de corte e o requeijão cremoso. Aproveite e aprenda a fazer um delicioso ovo de páscoa para comer com seu requeijão caseiro.

O requeijão de corte é o mais antigo, pois basicamente é produzida de forma artesanal, muito comum nos interiores onde predominas os sítios e fazendas. O requeijão é de corte é sólido, meio amarelada, feito de leite de vaca e que muitas vezes confundem algumas pessoas com o queijo.

Esse tipo de requeijão você encontra muito em cidades como Goiânia, São Paulo, Minas Gerais (na minha opinião é onde está os mais deliciosos) e na Bahia.

Requeijão caseiro de Liquidificador pastoso (imagem ilustrativa)

O requeijão cremoso é outra variedade fabricada de forma industrial. Sua fabricação em si é pastosa, branca, e feito de leito desnatado e creme del leito fresco. E uma coisa que poucas pessoas sabem é que o requeijão pastoso foi criado no Brasil exatamente por um mineiro chamado Moacyr de Carvalho Dias na cidade de Poços de Caldas.

Receita fácil de requeijão caseiro de liquidificador

Hoje em dia fazer um requeijão caseiro não é difícil e você irá aprender agora mesmo assim que acabar de ler esse artigo, sabe porquê? Simples: por que você sentiu vontade de comer com uma torrada ou com pão mesmo.

O requeijão caseiro é consumido como um creme para passar no pão ou ser usado em outras receitas, e muito saborosa quando usamos em massas. Que tal experimentar com uma deliciosa receita de pudim?

O requeijão cremoso ficou conhecido também por ser vendido em potes plásticos ou em copos de vidro. Mas além de ser produzido industrialmente, você mesmo pode fazer uma receita fácil de requeijão caseiro utilizando leite integral, vinagre, creme de leite e margarina.

Hora de fazer seu requeijão em casa. Lembre-se de ler as receitas e ver o vídeo como passo a passo de como fazer requeijão caseiro de liquidificador.

Ingredientes

  • 1 litro de leite
  • 3 colheres (sopa) de vinagre branco
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite de caixinha
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Veja como fazer a receita fácil de requeijão caseiro: esquente o leite em uma panela até ferver. Tire do fogo e reserve 1 xícara (chá) do leite pronto. No leite que sobrou junte o vinagre branco e misture durante cinco minutos até talhar. Em uma peneira, coe o leite talhado, passe para um pano e esprema até obter uma ricota que ficará sobre o pano.

Outra receita de como fazer requeijão caseiro receita fácil e saudável

Ingredientes

  • 1 queijo minas (ou ricota) de aproximadamente 250g
  • 1 colher sobremesa manteiga sem sal
  • 1 pitada de sal marinho caso necessário
    amido milho diluído (e fervido) em 200ml de água

 

Transira a ricota para o liquidificador e junte a margarina, o creme de leite e o sal. Bata bem e acrescente, devagar o leite fervido reservado. Quando formar um creme homogêneo, desligue o liquidificador.

Passe o requeijão caseiro para um copo e deixe na geladeira até firmar. A receita rende 320 gramas de requeijão que pode ser usado para passar no pão ou na torrada, além de ingrediente de outros pratos. Se desejar, acrescente queijo a receita para incrementar o sabor, a medida é de 100 gramas de queijo Minas ou mussarela ou 20 gramas de queijo processado. Confira algumas receitas com requeijão: Receita de pão de batata com requeijão e Receita de arroz de forno com requeijão


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL