Menu

Culinária

Atualizado em 27 de março de 2012, às 11:36
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Receita de strogonoff de carne

O prato surgiu na Rússia e logo ganhou novos ingredientes em outros países, como o Brasil.
415934 Receita de strogonoff de carne01 Receita de strogonoff de carneO strogonoff de carne é uma receita originalmente da Rússia (Foto: Divulgação)

O strogonoff é um prato originário da culinária russa, que tem como base principal cubos de carne bovina (na Rússia) servidos em um molho de creme de leite. Desde suas origens no século XIX, a receita ficou popular em muitos países europeus, norte-americanos e, inclusive, no Brasil, sempre com variações de acordo com a localização e a culinária local.

O prato (strogonoff) norte-americano e australiano geralmente é preparado com tiras de bifes e leva bacon, cebolas, cogumelos e molho de sour cream servido com arroz (EUA e Austrália) ou macarrão (mais comum nos Estados Unidos). O strogonoff era o prato preferido do presidente norte-americano Abraham Lincoln.

O strogonoff é extremamente popular no Brasil, onde tem muitas variações como o uso de carne de frango ou camarões. A principal característica desse prato brasileiro é o uso de molho de tomate misturado com o creme de leite, além de ketchup e mostarda. No país do futebol a delícia e servida com arroz branco ou à grega, enquanto que na Rússia era geralmente servido com batatas cozidas. Separamos uma receita de strogonoff de carne para você saborear esse prato delicioso, que rende quatro porções e demora só 3 minutos para ficar pronto.

415934 Receita de strogonoff de carne02 Receita de strogonoff de carneSirva o prato quente como acompanhamento da porção de arroz e fritas (Foto: Divulgação)

Ingredientes

· 500 g de alcatra cortada em tirinhas

· 1/4 de xícara (chá) de manteiga

· 1 cebola picada

· 1 colher (sobremesa) de mostarda

· 1 colher (sopa) de ketchup

· 1 pitada de pimenta-do-reino,

· 1 tomate sem pele picado

· 1 xícara (chá) de cogumelos escorridos

· 1 lata de creme de leite

· Sal a gosto

Modo de preparo

Comece derretendo a manteiga e refogue a cebola até ficar transparente. Depois reúna a carne e tempere com o sal. Mexa tudo até a carne dourar de todos os lados. Acrescente a mostarda, o ketchup, a pimenta do reino e o tomate picado. Cozinhe até formar um molho espesso.

Se você achar necessário adicione água quente aos poucos. Após o molho ficar encorpado e a carne macia, adicione os cogumelos e o creme de leite. Mexa por um minuto e retire do fogo. Sirva imediatamente, acompanhado de arroz e batata palha ou frita.