Menu

Culinária

Atualizado em 3 de setembro de 2012, às 15:25
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Receita de sorvete de baunilha

Veja como preparar uma receita caseira de sorvete de baunilha

Fazer sorvete em casa pode ser fácil e até divertido. Saiba como fazer um delicioso sorvete de baunilha para sua sobremesa. Você irá precisar de um processador ou uma batedeira para preparar uma das receitas sugeridas pelo Mundo das Tribos. Confira os ingredientes necessários:

Receita de sorvete de baunilha

Ingredientes

 1 litro de leite

 Essência de baunilha a gosto

 10 gemas

 1 1/2 xícara (chá) de açúcar

 1 pitada de sal

508879 sorvete de baunilha 2 Receita de sorvete de baunilhaSorvete caseiro de baunilha (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Para fazer a receita de sorvete de baunilha, você deve colocar o leite e a baunilha em uma panela de tamanho grande e aguardar o início da fervura, em fogo médio. Enquanto isso, bata na batedeira, as gemas, o açúcar e o sal até conseguir um creme de cor clara. Quando o leite com a baunilha iniciar fervura, adicione uma pequena quantidade ao recipiente com as gemas. Misture bem todo o leite com as gemas e continue cozinhando, em fogo brando e mexendo sempre. Desligue quando o creme tiver engrossado levemente. Aguarde esfriar e passe para uma tigela. Deixe no freezer durante oito horas ou até que fique firme. Quando faltar uma hora para servir, retire a massa e passe-a pelo processador, coloque novamente no freezer e só retire na hora de servir.

Sorvete de baunilha com caramelo

Ingredientes

1 xícara (chá) de creme de leite fresco

 1 xícara (chá) de açúcar

 5 colheres (sopa) de água

Sorvete

1 1/2 colher (chá) de essência de baunilha

2 xícaras (chá) de creme de leite fresco

Ovos inteiros

 2/3 de xícara (chá) de açúcar

 1 3/4 de xícara (chá) de leite

508879 sorvete de baunilha 1 Receita de sorvete de baunilhaCom calda de caramelo (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Coloque o açúcar em uma panela e deixe no fogo alto até que fique dourado. Junte a água e aguarde ferver durante mais cinco minutos ou até a calda ficar espessa. Coloque o creme de leite para ferver em outra panela e depois o acrescente à calda. Deixe a calda da receita de sorvete de baunilha com caramelo ferver durante mais cinco minutos e guarde.

Leia mais: Receita de sorvete caseiro simples

Segredos para preparar sorvete em casa

Bata os ovos e o açúcar em uma vasilha até se formar um creme uniforme. Misture bastante o leite, o creme de leite e a baunilha. Passe para uma assadeira e coloque no freezer por quatro horas. Depois desse prazo, bata na batedeira ou no processador e ponha no freezer por mais três horas. Bata novamente e deixe mais 40 minutos antes de servir o sorvete de baunilha com a calda.