Menu

Culinária

Atualizado em 31 de março de 2012, às 6:40 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Receita de ovo da páscoa

Aprenda a fazer um delicioso ovo de páscoa tradicional e prepare em casa esta maravilhosa iguaria de chocolate.
419826 Receita de Ovo da páscoa Receita de ovo da páscoaOvo de páscoa recheado.

O ovo de páscoa é um símbolo das festividades que acontecem durante o período pascal. Ao longo de sua história ele passou por várias mudanças, mas a origem está nos ovos pintados e não comestíveis feitos para celebrar a chegada da primavera. Herdado da cultura pagã, os ovos se tornaram tradicionais para celebrar a data.

Somente no século XVIII o ovo de páscoa ganhou versões feitas com chocolate, graças ao trabalho de confeiteiros franceses que entraram em contato com a ‘Bebida dos Deuses’, preparada com cacau e criada pelos Maias. Não demorou muito tempo para que os ovos conquistassem toda a Europa e, depois, o restante do mundo.

Hoje existem vários tipos de ovos de chocolate, uma variedade que promete agradar todos os gostos e bolsos. Além da possibilidade de comprar pronto, as pessoas também podem arriscar no preparo caseiro dos ovos, que permite surpreender os familiares e até obter uma renda extra.

Confira a seguir uma receita de ovo de páscoa tradicional:

Ingredientes

- 350 g de chocolate cobertura ao leite

- 2 formas de ovo de páscoa de 500 g

Modo de preparo

1. Siga as instruções da embalagem para temperar o chocolate. Este procedimento consiste em picar a barra, depois colocar os pedacinhos numa vasilha. Em seguida é necessário ferver a água e submeter o chocolate ao banho-maria, numa temperatura de aproximadamente 48°C para causar o derretimento uniforme. Por fim, verifique se a temperatura do chocolate derretido está adequada, colocando um pouco nos lábios (a sensação deve ser de frio).

419826 Receita de Ovo da páscoa 1 Receita de ovo da páscoaColoque o chocolate derretido na forma.

2. Coloque nas formas 3 colheres (sopa) de chocolate e depois espalhe o conteúdo até o plástico não ser mais visível. Cubra a forma com papel alumínio e leve à geladeira por 5 minutos.

3. Retire a forma da geladeira e faça mais duas camadas de chocolate, seguindo o mesmo processo. Numa etapa intermediária, é possível também incluir algum tipo de recheio, como trufa, beijinho, brigadeiro, entre outros.

4. Depois de concluir as camadas, deixe a forma sobre o papel alumínio, em temperatura ambiente.

5. Espere o fundo ficar transparente para desenformar o ovo de chocolate, tomando cuidado para não danificar o formato. A secagem completa leva algumas horas.

419826 Receita de Ovo da páscoa 2 Receita de ovo da páscoaDesenforme apenas quando ver os sinais transparentes.

6. É interessante preparar os bombons nas forminhas, recheando-os a gosto para colocar dentro do ovo.

7. Caso a pessoa tenha habilidade, ela pode confeitar o ovo de chocolate com capricho para que ele fique mais vistoso.

8. Embrulhe as partes do ovo no papel alumínio e faça uma embalagem da maneira que preferir.

Aproveite está dica e faça um ovo de páscoa delicioso! Lembrando que o preparo caseiro é mais econômico, já que a barra de chocolate é mais barata do que o ovo pronto.