Menu

Saúde

Atualizado em 29 de setembro de 2011, às 14:15 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Receita de chá que acaba com a cólica

A cólica menstrual é um problema que afeta a maioria das mulheres em faze de menstruação. Conhecida também como Dismenorréia ela é uma dor pélvica.

274536 colicas 1 300x300 Receita de chá que acaba com a cólicaA cólica menstrual é um problema que afeta a maioria das mulheres em fase reprodutiva. Conhecida também como Dismenorréia é a dor pélvica que pode ocorrer antes ou durante o período da menstruação. Quando a menstruação dolorosa impede as atividades normais necessita de uma atenção mais específica e de medicamentos próprios para o problema.

A cólica menstrual se desenvolve com a presença ou não de alterações estruturais do aparelho reprodutor feminino, e pode ser primária ou secundária.

A Dismenorréia primária é a menstruação dolorosa nos primeiros ciclos e pode ir diminuindo a sua intensidade ou cessando após os vinte anos de idade e com a gravidez. As contrações uterinas dolorosas acontecem por causa do aumento da produção de prostaglandinas no útero.

A Dismenorréia secundária esta associada a problemas como endometriose, miomas uterinos, infecção pélvica, uso de DIU entre outros. Geralmente acontece depois de dois anos de menstruação.

Dependendo do caso é necessário procurar um especialista para fazer o diagnóstico e prescrever a medicação. Mas, nos casos mais comuns de cólica menstrual pode ser usado o remedinho da vovó, o chá caseiro. Ao contrário do que muita gente pensa as ervas medicinais têm grande efeito no organismo das pessoas e podem até curar doenças.

274536 colica 2 300x300 Receita de chá que acaba com a cólicaConfira a baixo uma receita de chá para cólicas

Entre as muitas ervas de chá que existe para cólicas a Calêndula é excelente e também pode ser preparada em forma de chá. Veja como fazer:

1 xícara de água

1 colher de sobremesa de flores de calêndula

Preparo:

A água deve ser fervida, depois ser adicionado as flores de calêndula. O preparo deve ficar abafado por cerca de dez minutos, coar e esta pronta a infusão.

Modo de tomar:

O chá deve ser ingerido duas vezes por dia durante os dez dias que antecedem a menstruação.

274536 cólica 3 300x300 Receita de chá que acaba com a cólicaFazendo o diagnóstico

É muito comum ter cólicas menstruais, mas é preciso observar a intensidade e os sintomas. Algumas podem ser associadas com vômitos, dores de cabeça muito forte, mal-estar, diarréia e outros sintomas. Dependendo dos sintomas e dos exames é que o médico vai determinar o problema e os remédios necessários para amenizar as cólicas.

Na maioria das vezes não é necessário ingerir medicamentos mais fortes, mas apenas com chás as cólicas podem desaparecer. Mas é preciso conhecer as ervas que realmente acalmam as cólicas menstruais, é essencial saber a dosagem e maneira correta de tomar o chá, pois assim como faz bem para a saúde também pode intoxicar e causar sérios problemas.

O chá também ajuda a aliviar os sintomas da TPM, muitas mulheres ficam desanimadas quando está se aproximando a menstruação por causa dos sintomas. Ficar sofrendo com dores, irritabilidade e muitos outros sintomas. Os chás são excelentes dicas para acabar com as cólicas menstruais, eles são naturais e proporcionam ótimos resultados.

Os chás podem ser encontrados em farmácias, supermercados e lojas especializadas em produtos naturais. Mas as ervas também podem ser cultivadas em casa, dentro de pequenos vasos em qualquer cantinho da casa.

Cultivar as ervas caseiras é que elas estão sempre fresquinhas e podem ser utilizadas em qualquer momento pode ser importante. Mas o que deve ser levado em relevância é saber utilizar da maneira correta, as ervas verdes devem ser fervidas para que as propriedades possam ser bem aproveitadas e eliminar bactérias. Já as ervas secas podem ser colocados em água fervida esperar alguns segundos e esta pronta para o consumo.

 

 

 

Conteúdo avaliado com média:
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.