Menu

Culinária

Atualizado em 23 de abril de 2013, às 10:37
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Receita de bolo de banana caramelada

Bolo de banana caramelada: receita com baunilha para fazer em forma redonda ou de buraco.

A banana é uma fruta barata, ótima para levar ao trabalho por não precisar de faca para ser descascada e ainda tem vários nutrientes que fazem bem à saúde. Para quem está de dieta, a banana é uma aliada, porque prolonga a sensação de saciedade e possui o aminoácido triptofano que auxilia a diminuir a vontade de comer doces. Esse alimento também é rico em açúcares, em vitaminas do complexo B e vitamina C, além de sais minerais como cobre, zinco, potássio, selênio e magnésio. Além de ser muito agradável para comer in natura, a fruta pode ser ingrediente de várias receitas doces e até salgadas. O bolo de banana caramelada, por exemplo, é delicioso e fácil de fazer, confira:

612158 Receita de bolo de banana caramelada 1 Receita de bolo de banana carameladaA banana vai no fundo e nos lados da forma (Foto: divulgação)

Receita de bolo de banana caramelada

Ingredientes

3  ovos

1/2 xícara (chá) de leite

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (chá) de baunilha

1 xícara (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura

3 bananas-nanicas grandes divididas em rodelas de meio centímetro

1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

Ponha o leite, a farinha de trigo, a manteiga, a baunilha, o açúcar e o fermento em pó no liquidificador e bata até ficar uniforme. Reserve. Para fazer a banana caramelada, coloque o açúcar em uma panela até derreter. Tome cuidado para não queimar e a calda ficar escura. Despeje a calda sobre uma forma com aproximadamente 24 centímetros e distribua-a sobre os lados e o fundo do recipiente.

612158 Receita de bolo de banana caramelada 2 Receita de bolo de banana carameladaBolo de banana caramelada (Foto: divulgação)

Coloque a banana sobre a parte caramelizada da forma e ponha a mistura reservada do bolo. Leve para assar em forno preaquecido na temperatura alta durante 40 minutos. Desenforme antes de servir. A receita de bolo de banana caramelada rende 16 porções e pode ser assada também em uma forma de buraco com medidas semelhantes a da forma redonda.

Leia mais: Receita de bolo de banana, aveia e mel

Receita de Torta de Banana