Menu

Culinária

Atualizado em 21 de dezembro de 2011, às 9:06 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Receita de Bacalhau para o Natal

Com a chegada Natal um bom cardápio faz toda a diferença. Veja aqui duas receitas portuguesas imperdíveis de Bacalhau para sua ceia.
359676 receitas de bacalhau de natal Receita de Bacalhau para o NatalBacalhau, um dos pratos mais tradicionais da ceia de Natal

Com a chegada do fim do ano e a aproximação das festas a escolha do cardápio para a ceia de Natal deve ser feita cuidadosamente e um dos pratos mais tradicionais ganham destaque na mesa de muitos brasileiros.

Uma das escolhas dos portugueses para o Natal é o bacalhau, mas não basta assá-lo de qualquer forma, o bom bacalhau deve ser feito com cuidado e boas receitas fazem toda a diferença, definindo se sua ceia será um sucesso ou um fracasso. Mas qual receita escolher para deixar seu Natal perfeito? Confira algumas sugestões:

Bacalhau de Natal Cozido com Batatas e Couve

359676 receitas de bacalhau de natal 1 Receita de Bacalhau para o NatalBacalhau de Natal Cozido com Batata e Couve

Receita típica da zona ribeirinha de Viana do Castelo, este prato não é muito difícil de fazer e com certeza fará sucesso em sua mesa. Para preparar essa receita você vai precisar de:

5 Postas de bacalhau grosso

1 ½ de batatas

5 unidades de couve

250 ml de azeite extra virgem português

5 cebolas médias

Sal, Pimenta branca e cominho o quanto bastar.

Descasque as batatas e as cebolas. Escolha, corte e lave bem couve então coloque em uma panela grande com água 3 cebolas e algumas pitadas (aproximadamente 1 colher de café) de pimenta branca e sal, leve ao fogo. Quando a água levantar fervura junte a couve. Aguarde alguns minutos e junte as batatas cortadas no meio. Quando as batatas começarem a cozinhar junte o bacalhau e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Retire o bacalhau da panela e abafe, então verifique o sal dos legumes e se necessário, acrescente um pouco mais, deixe terminar de cozinhar a batata.

Para o molho, corte o restante das cebolas em rodelas e frite no azeite com cominho a gosto. Disponha em uma travessa o bacalhau, as batatas e a couve e separe o molho de azeite em uma molheira para levar à mesa.

História e curiosidades: Este bacalhau era servido na Ceia de Natal ou Ceia de Consoada na zona ribeirinha de Viana do Castelo, Portugal. Era feito em um panelão grande de ferro em cima de grades, na lareira. As batatas eram cozidas com a casca. A couve podia ser: galega, tronchuda ou penca da Póvoa.

Bacalhau de Consoada no forno com Camarão

359676 receitas de bacalhau de natal 2 Receita de Bacalhau para o NatalBacalhau de Consoada no forno com Camarão

Este prato tipicamente português costuma ser servido durante o que os portugueses chamam de a Ceia da Consoada ou Ceia Grande, na qual se tem por tradição reunir toda a família após a Missa do Galo. Para esta receita você vai precisar de:

4 Postas de bacalhau grosso demolhado

8 dentes de alho

800 gr de  batatas pequenas

½ Lt de azeite extra virgem português

400 gr de mariscos do tipo ameijoa

400 gr de mexilhões

16 unidades de camarões médios (recomenda-se o sete barbas)

1 maço de coentro

Sal e pimenta quanto bastar.

Descasque os dentes de alho e corte-os em lascas, descasque as batatas, mas não as corte, apenas lave. Separe o coentro, escolhendo os melhores ramos, lave e pique.

Cubra o fundo de uma assadeira com azeite, coloque o bacalhau e cubra-o com o alho em lascas. Em toda a volta do bacalhau coloque as batatas pequenas, regue com o restante do azeite e tempere as batatas com sal e pimenta a gosto. Leve ao forno para assar. Aproximadamente 1h e 25 minutos depois coloque os frutos do mar, deixe mais 5 minutos no forno então desligue. Sirva quente.

Serve quatro pessoas.

Dicas: Com alguma antecedência ponha as amêijoas em água e sal para perderem alguma areia que ainda tenham. Lave muito bem os mexilhões. Descasque os camarões. Lave as amêijoas depois de tirá-las da água onde estiveram.

Com estas receitas de bacalhau tipicamente portuguesas com toda certeza você irá arrasar na ceia da consoada. O custo dos pratos é elevado, devido o valor do bacalhau e dos camarões, mas elogios não irão faltar.