Recadastramento INSS para aposentados 2017

PUBLICIDADE

O recadastramento INSS para aposentados 2017 ainda não tem data para acontecer, mas ainda está em tempo de fazer o recadastramento de 2016, que está em vigor até o dia 31 de dezembro.

Recadastramento INSS para aposentados 2017 (Foto: Divulgação)

Entenda a importância do recadastramento da senha

Iniciado em 2012, o recadastramento INSS é obrigatório para os beneficiários que recebem por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético, servindo também como uma forma de atualizar os dados dos segurados. Através do procedimento, o beneficiário “prova” que está vivo.

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, cerca de dois milhões de aposentados e pensionistas ainda não se recadastraram (outros 30 milhões já realizaram o procedimento). Para esses, vale lembrar que o prazo para se recadastrar no INSS termina no dia 31 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE

 

Recadastramento INSS para aposentados 2017

Os aposentados têm até o dia 31 de dezembro para se recadastrarem junto ao INSS (Foto: Divulgação)

Se você está entre os aposentados que ainda não se recadastraram no INSS, é importante ressaltar que quem perder o prazo corre o risco de ficar sem receber o dinheiro da aposentadoria.

Para quem está nessa situação, vale acompanhar as informações que vamos passar a seguir.

 Local para renovação de senha/fé de vida

Para “provar que está vivo”, o aposentado/pensionista deve comparecer à agência bancária onde recebe o seu pagamento, até o dia 31 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE

Documentos são necessários para renovação de senha/fé de vida

É necessário apresentar documento de identificação com foto e de fé pública (Carteira de Identidade, CNH, Carteira de Trabalho, etc).

O aposentado não pode ir à agência

O aposentado que não puder comparecer à agência deve se recadastrar por procuração (Foto: Divulgação)

Renovação de senha/fé de vida pode ser feita com procuração?

Sim, mas o Procurador precisa estar previamente cadastrado pelo INSS.

Se o aposentado não puder ir até a agência por motivo de doença ou por problemas de locomoção, como a renovação de senha/fé de vida pode ser feita?

Nessas situações, o procedimento de recadastramento no INSS pode ser realizado pelo Procurador devidamente cadastrado junto ao órgão ou representante legal.

A renovação por procuração

Formulário de procuração disponível no site da Previdência Social (Foto: Divulgação)

O que fazer para se cadastrar como Procurador no INSS

O Procurador deve comparecer à Agência da Previdência Social (APS) mais próxima, acompanhado do beneficiário que passará a representar. Caso o segurado não possa acompanhá-lo, o Procurador precisa apresentar uma procuração devidamente assinada por ele, conforme modelo disponível (www.previdencia.gov.br/forms/formularios/form011.html) no site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br), ou registrada em Cartório (em caso de beneficiário não alfabetizado) e o atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de locomoção do segurado, além da documentação do beneficiário e do Procurador.

PUBLICIDADE

– Esse procedimento pode ser feito por biometria?

O uso dessa tecnologia é facultativo. Os bancos que já possuem o recurso podem utilizá-lo.

No exterior

– O que devem fazer os segurados que estão no exterior?

Devem se recadastrar por meio de um Procurador. Geralmente, esses segurados já têm um Procurador que recebe o benefício para eles no Brasil.

– Isto vale para os países em que há acordo previdenciário internacional?

Não. Nesses casos, os segurados são convocados para preencher um formulário na embaixada ou consulado, enviam o documento por meio do banco em que recebem ou diretamente para o INSS, que comprova a sua condição de vida. São pagos 14.000 benefícios em Portugal, Espanha, Alemanha, Grécia, Japão, Itália e Chile.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Previdência Social, pelo site www.previdencia.gov.br ou pelo telefone 135 (ligação gratuita).

Leia também:

11 Comentários

  • Sou beneficiária do INSS n° 131167371-4 CPF 37824236668

    Desejo saber se preciso fazer recadastramento

  • o que acontece com os aposentados quem não se recadastraram até o dia 31 de dezembro de 2014?

  • quem já fez esse ano o recadastramento e necessario fazer novamente?

  • quem já fez o recadastramento esse ano e necessario fazer novamente ?

  • se estou viajando e não consigo me fazer o recadastramento até o praza de 31/12, como devo proceder depois???

  • Boa Noite Nilton tudo bom, bom mesmo é sua esposa tirar essa duvida pelo site entrando em contato com a Previdência Social, pelo site http://www.previdencia.gov.br ou pelo telefone 135 (ligação gratuita).
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

  • Minha esposa se aposentou em setembro de 2014 e passou a receber o beneficio em outubro de 2014. Pergunto se ela precisa se recadastrar ate o dia 31.12.14 também. Obrigado, Nilton.

  • por mais exigências do INSS e por mais atentos que estejam não poderão conter as fraudes do inss, pois há sempre um jeitinho brasileiro de roubar, principalmente por parte da Administração

  • APOSENTEI-ME EM OUTUBRO DESTE ANO, É NECESSÁRIO REALIZAR RECADASTRAMENTO NA AGÊNCIA BANCÁRIA ONDE RECEBO MEU BENEFÍCIO?

  • Continuo trabalhando e descontando para o INSS.
    Preciso fazer prova de vida?

  • boa noite com licessa, Por favor me encontro fora do Brasil e gostaria me recastratar para minha apozentadoria como faco por favor

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.