Serviços

Recadastramento do Bolsa Família

Por Isah

recadastramento do Bolsa Família é uma forma de garantir o benefício oferecido pelo Governo Federal às famílias de baixa renda. O processo nada mais é do que uma atualização cadastral, que deve ser realizada anualmente pelo responsável familiar. O recadastro é algo obrigatório, ou seja, quem não realiza corre o risco de ter o pagamento bloqueado.

Recadastramento do Bolsa Família. (Foto: Divulgação)

O programa Bolsa Família, criado em 2003, tem se mostrado uma das principais iniciativas da administração de Lula para ajudar o povo brasileiro, atendendo mais de 13,9 milhões de famílias. A iniciativa unifica outros benefícios (Fome Zero, Bolsa Escola, Cartão Alimentação e Auxílio Gás) para facilitar a distribuição do dinheiro.

O objetivo do programa é reduzir os índices de pobreza no Brasil, servindo de apoio para as famílias que sobrevivem com até R$154,00 por pessoa. O Bolsa Família é exemplo para outros países da América Latina e deve continuar colaborando com o crescimento do Brasil em vários aspectos, como educação, moradia e saúde.

Leia mais: Quem tem direito ao Bolsa Família?

Recadastramento do Bolsa Família

O recadastramento no Bolsa Família é obrigatório. (Foto: Divulgação)

Para fazer o recadastramento do Bolsa Família é bem simples, basta procurar o setor responsável pelo programa no seu município e apresentar os documentos exigidos para a atualização cadastral. É fundamental que esse recadastro seja efetuado dentro do prazo estipulado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O recadastramento é um processo bem simples e leva apenas alguns minutos. O responsável familiar apresenta a documentação ao atendente do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), a fim de atualizar os dados de condições de renda, constituição da família, nascimento, morte, casamento, mudança de endereço, entre outras informações importantes.

Vale ressaltar que cada estado tem uma forma de realizar a atualização cadastral. Enquanto em alguns lugares do país é preciso comparecer pessoalmente ao CRAS para ser atendido, em outros o responsável familiar só precisa ligar para um número 0800 para agendar o atendimento. Esse serviço tem minimizado consideravelmente as filas.

Veja também: Regras do bolsa família: quais são

Documentos para recadastramento

Dirija-se ao setor responsável com a documentação exigida. (Foto: Divulgação)

O responsável da família deve apresentar o seu CPF ou título de eleitor na hora de fazer o recadastramento. Ele também deve mostrar pelo menos um documento de cada membro do grupo familiar, que pode ser RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento e Certidão de Casamento.

Para que o cadastro fique realmente completo, é necessário ter em mãos os comprovantes de matrícula das crianças e adolescentes, provando assim que eles estão frequentando a escola de fato. O comprovante de residência, que pode ser conta de água, luz ou telefone, também não pode ficar de fora da documentação.

O que acontece se não recadastrar Bolsa Família?

A falta de atualização no cadastro pode bloquear o benefício. (Foto: Divulgação)

Assim que o recadastramento for necessário, o beneficiário do programa Bolsa Família recebe uma mensagem impressa no seu extrato, com as orientações e prazos para atualizar os dados cadastrais. Se o cadastro não for atualizado, a assistência financeira é imediatamente bloqueada.

Saiba mais: Consulta Bolsa Família Pelo Nome, NIS, CPF Online

O recadastramento do Bolsa Família visa a atualização dos dados, ou seja, o beneficiado pode alterar o seu cadastro sem grandes dificuldades. Todo ano as famílias devem recorrer ao serviço para não perder o direito de receber o benefício. Compareça aos Centros de Referência de Assistência Social e apresente os documentos necessários.

Recomendado para você

Serviços

Telefone da Anatel Para Reclamações

Serviços

Atendimento Online Procon

Serviços

Clínica gratuita dependentes químicos Minas Gerais

Serviços

Badoo Login, Entrar, Cadastro

Comentários

117 respostas para “Recadastramento do Bolsa Família”

  1. Karla disse:

    Boa Tarde Maria tudo bom, esse recadastramento tem que ser feito anualmente, é bem simples, basta procurar o setor responsável pelo programa no seu município e apresentar os documentos exigidos para a atualização cadastral, endereço , telefones , atualizar sua ficha do Bolsa Família.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  2. Karla disse:

    Boa Tarde Barbara tudo bom, aconselho você procurar o setor responsável pelo programa no seu município e apresentar os documentos exigidos para a atualização cadastral. Esse pode ser um das justificativa de ter bloqueado o seu beneficio, indo lá você atualiza seu cadastro caso seja esse o problema se não , eles darão a informação precisa do porque ele foi bloqueado.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  3. Karla disse:

    Boa Tarde Maria tudo bom, esse recadastramento tem que ser feito anualmente, é bem simples, basta procurar o setor responsável pelo programa no seu município e apresentar os documentos exigidos para a atualização cadastral, endereço , telefones , atualizar sua ficha do Bolsa Família.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal Mundo das Tribos!.

  4. barbara disse:

    esse mês de março o beneficio do familia carioca não foi depositado então liguei para prefeitura e eles disseram que o bloqueio foi da clínica da familia então eu fui na clinica e falei com a minha agente de saúde a a mesma ma disse que a clinica não bloqueia benefício então eu não sei o que fazer para voltar a receber o benefício que é dos meu filhos.EU PRECISO MUITO VOLTAR A RECEBER ESSE BENEFÍCIO, ANTIGAMENTE EU CONSEGUIA ARRUMAR ALGUM SERVIÇO E AGORA NÃO CONSIGO NADA ENTÃO EU USO TODO O BENEFICIO PARA COMPRAR COMIDA. NUMERO DO NIS 12870978601 02

  5. geise disse:

    bloquearam meu cartão não sei porque,e é a única renda que tenho no momento…….me ajudem por favor

  6. izabel cristina dos santos disse:

    por favor me ajude porque tanta maldade com as pessoas que presisam do recadastramento e não consegue recadastrar.

  7. maria gloria disse:

    eu pedi o dia do catasto o quer eu faco suo operada quer bei a bacia e o freno doi muito

  8. Alessandra Oliveira da Rosa disse:

    perdi o prazo de renovaçao q faço?

  9. mayara cristina prado ramos disse:

    eu quero saber como eu faço pra recadastra pelo email pq não posso ir que trabalho…

  10. marcia disse:

    oi gostaria de saber porque meu beneficio foi cancelado sendo que recadrastei dia 6 de janeiro de 2013 recebi ate março de 2013 depois de abril maio e ja indo para junho de 2013 sendo cancelado o que fazer .o atendente que fez meu recadrastamento muito novinho ele ficou com todos os documentos rerox de comrovante de residencia cpf e identidade d e declaraçao escolar daminha filha.o que fazer marcia obrigado moro em novaiguaçu!

  11. elma jane dos santos silva disse:

    eu gostaria de saber como eu faço para recadastrar o bolsa familia.

  12. Joyce Finet de Oliveira disse:

    O governo esta ajudando muito a minha familia, pois tenho uma filha
    de 2 anos e estou desemprega. obrigada!!!

  13. nayara brunetto da silva disse:

    oi faz mais de ano que fiz o recadrastamento da bolsa familia e nao consegui receber presciso muito estou desempregada tenho uma filha de 9meses nao tenho renda nenhuma .sou de maximiliano de almeida aqui no nosso municipio eles nao estao fazendo coretamente dao a bolsa pra quem eles querem me ajudem presciso muito obrigada pela atençao.

  14. marcia cristina de moraes amarantes disse:

    eu istive no centro de atendimento do meu bairro jardim humaita sao vicente na litoral paulista e me falaram q eu nao podia me cadrasta a minha filha de 04 anos esta na escola e meu esposo esta dezemprego nois nao temos renda estamos recebendo ajuda da igreja catolica mais logo acaba e so tres meses precisamos de ajuda urjente obrigado

  15. tais soares lemes disse:

    eu queria sabe porque o meu beneficio do bolsa familia esta cancelado ja tem 3 anos eu estou desenpregado eu moro em um barraco eu necessito este beneficio nem tanto para mim mais pela minha filha que tem 8 anos tem dia que eu cato as coisas vencida pra nos come me ajuda a ativa este beneficio eu tenho o cartao ainda bjs me resp

  16. luciana disse:

    eu recebia o bolsa familia mas a foi bloqeado a 3 anos atras ai deixei de lado mesmo precisando em recadastrar mas esse liguei e me informei como estaria e o que eu deveria fazer e a informacao que me deram foi de que foi bloqueado por falta de saque em nao retirar o beneficio,como eu ia retirar se estava bloqueado o que devo fazer

  17. simone amaro da silva disse:

    esse mês meu dinheiro do bolsa familia não saiu,esqueci de recadastrar.eu recebo o bolsa familia desde que começou.eu sou de potengi-ceará,e estou aqui em campo grande ms.como faço pra recadastrar meu cartão?.eu posso fazer o recadastramento aqui?como faço?

  18. getulio mesquita de oliveira disse:

    o marido pode recadrastra no lugar da esposa

  19. VANESSA APARECIDA disse:

    no bolsa estamos eu meu marido e meus três filhos que são menores recebo 134.00 do bolsa minha renda e de 150,00 já fiz o recadastramento e não consegui entrar no brasil carinhoso porque e como faço para entrar sem burocracia.

  20. VIVIANE OLIVEIRA DOS SANTOS disse:

    QUERO SABER SE FUI CONTEPLADA

  21. irineuza oliveira silva disse:

    ja fis meu recadastramento bolça familha a mais de 6 meses ater hoje nao tive retono desde ja aguardo respostas

  22. Francisco disse:

    olá amigos!, eu preciso de uma informação a respeito do bolsa afamilia. eu tenho um sobrinho que é beneficiado com esse programa,porém o beneficio era pra ele e o irmão menor,ambos moravam no pará.agora ele mudou-se pro goias, veio morar com a avó dele, como poderemos fazer o recadastramento dele e pedir a transferência pra goias? tendo em vista que o beneficio era concedido pros dois irmãos e agora precisar ser desvinculado. quem poder presta alguma informação a esse respeito ficarei muito agradecido, desde já meu muito obrigado fiquem todos com Deus.

  23. sonia lucia santos da silva disse:

    ano passado fiz duas vezes o recadrastamento e quando vou receber na loterica vem dizendo q nao tem crianças de seis a dezoito anos na escola,como pode se eu cadastrei e tenho o comprovante

  24. fabiana disse:

    como faço o recadastramento bolsa familia

  25. martasonia de oliveira disse:

    gostaria de recadrasta meu bolsa familia, pois sou domestica e tenho duas filhas pra mim manter.pois a minha ajuda e so a de DEUS.PELO O POUCO QUE TIRO MAS JA E UMA GRANDE AJUDA PARA MIM,COMPRAR ALGUMA COISA PRA ELAS .

  26. sabrina fernandes dos santos disse:

    ja faz tempo que fiz a bolsa familia e quero saber como anda o proseço como faço pra saber se ja saiu.

  27. sabrina fernandes dos santos disse:

    saber sobre a bolsa familia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *