Menu

Serviços

Atualizado em 25 de março de 2015, às 14:14 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Recadastramento do Bolsa Família

Aprenda como realizar o recadastramento no Bolsa Família para não acabar tendo o benefício bloqueado.

recadastramento do Bolsa Família é uma forma de garantir o benefício oferecido pelo Governo Federal às famílias de baixa renda. O processo nada mais é do que uma atualização cadastral, que deve ser realizada anualmente pelo responsável familiar. O recadastro é algo obrigatório, ou seja, quem não realiza corre o risco de ter o pagamento bloqueado.

30995 Recadastramento do Bolsa Família 3 Recadastramento do Bolsa FamíliaRecadastramento do Bolsa Família. (Foto: Divulgação)

O programa Bolsa Família, criado em 2003, tem se mostrado uma das principais iniciativas da administração de Lula para ajudar o povo brasileiro, atendendo mais de 13,9 milhões de famílias. A iniciativa unifica outros benefícios (Fome Zero, Bolsa Escola, Cartão Alimentação e Auxílio Gás) para facilitar a distribuição do dinheiro.

O objetivo do programa é reduzir os índices de pobreza no Brasil, servindo de apoio para as famílias que sobrevivem com até R$154,00 por pessoa. O Bolsa Família é exemplo para outros países da América Latina e deve continuar colaborando com o crescimento do Brasil em vários aspectos, como educação, moradia e saúde.

Leia mais: Quem tem direito ao Bolsa Família?

Recadastramento do Bolsa Família

30995 Recadastramento do Bolsa Família 4 Recadastramento do Bolsa FamíliaO recadastramento no Bolsa Família é obrigatório. (Foto: Divulgação)

Para fazer o recadastramento do Bolsa Família é bem simples, basta procurar o setor responsável pelo programa no seu município e apresentar os documentos exigidos para a atualização cadastral. É fundamental que esse recadastro seja efetuado dentro do prazo estipulado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O recadastramento é um processo bem simples e leva apenas alguns minutos. O responsável familiar apresenta a documentação ao atendente do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), a fim de atualizar os dados de condições de renda, constituição da família, nascimento, morte, casamento, mudança de endereço, entre outras informações importantes.

Vale ressaltar que cada estado tem uma forma de realizar a atualização cadastral. Enquanto em alguns lugares do país é preciso comparecer pessoalmente ao CRAS para ser atendido, em outros o responsável familiar só precisa ligar para um número 0800 para agendar o atendimento. Esse serviço tem minimizado consideravelmente as filas.

Veja também: Regras do bolsa família: quais são

Documentos para recadastramento

30995 Recadastramento do Bolsa Família 6 Recadastramento do Bolsa FamíliaDirija-se ao setor responsável com a documentação exigida. (Foto: Divulgação)

O responsável da família deve apresentar o seu CPF ou título de eleitor na hora de fazer o recadastramento. Ele também deve mostrar pelo menos um documento de cada membro do grupo familiar, que pode ser RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento e Certidão de Casamento.

Para que o cadastro fique realmente completo, é necessário ter em mãos os comprovantes de matrícula das crianças e adolescentes, provando assim que eles estão frequentando a escola de fato. O comprovante de residência, que pode ser conta de água, luz ou telefone, também não pode ficar de fora da documentação.

O que acontece se não recadastrar Bolsa Família?

30995 Recadastramento do Bolsa Família 5 Recadastramento do Bolsa FamíliaA falta de atualização no cadastro pode bloquear o benefício. (Foto: Divulgação)

Assim que o recadastramento for necessário, o beneficiário do programa Bolsa Família recebe uma mensagem impressa no seu extrato, com as orientações e prazos para atualizar os dados cadastrais. Se o cadastro não for atualizado, a assistência financeira é imediatamente bloqueada.

Saiba mais: Consulta Bolsa Família Pelo Nome, NIS, CPF Online

O recadastramento do Bolsa Família visa a atualização dos dados, ou seja, o beneficiado pode alterar o seu cadastro sem grandes dificuldades. Todo ano as famílias devem recorrer ao serviço para não perder o direito de receber o benefício. Compareça aos Centros de Referência de Assistência Social e apresente os documentos necessários.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.