Reajuste de aluguel para 2013

PUBLICIDADE

Quem paga aluguel já sabe que todo ano o valor sofre reajuste, muitas vezes subindo bastante em relação ao que se pagava antes, fazendo com que o inquilino tenha até mesmo que se mudar para outro imóvel, já que o novo valor pode acabar estourando o seu orçamento.

Antes de pegar as chaves do imóvel fique atento ao que está escrito no contrato, em relação ao reajuste do aluguel (Foto: Divulgação)

Para não passar por situações como essa, é importante saber que a maioria dos contratos de aluguel imobiliário tem como base o Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e que registra a inflação de preços.

Além disso, também é necessário ficar ciente que o reajuste de aluguel só pode ser feito uma vez por ano, no mês de aniversário do contrato. Por exemplo, se você assinou o contrato de locação do imóvel em dezembro de 2011, o aluguel só pode ser reajustado no mês de dezembro de 2012, dezembro de 2013 e assim por diante.

PUBLICIDADE

Essas informações devem estar contidas no contrato de aluguel, por isso fique sempre atento antes de assiná-lo, pois esses dados não podem estar faltando no documento, já que é uma garantia para o inquilino.

Importante: Esclareça as principais dúvidas para alugar uma casa

Como saber quanto será o reajuste de aluguel para 2013

A maioria dos contratos de aluguel é reajustada com base no IGPM, medido pela Fundação Getúlio Vargas (Foto: Divulgação)

Para saber quanto será o reajuste de aluguel para 2013, você deve ficar atento tanto ao mês de aniversário do contrato que assinou quanto ao IGPM daquele mês e dos meses anteriores, que é amplamente divulgado pelos veículos de comunicação.

Caso você tenha alugado um imóvel em fevereiro de 2012, por exemplo, o valor do aluguel será reajustado em fevereiro de 2013, tendo como base o IGPM acumulado nos últimos meses. Como a maioria dos contratos tem vigência mínima de 30 meses, a regra vale até que o contrato se encerre.

PUBLICIDADE

Terminada a vigência do contrato, o proprietário pode pedir um novo valor para o aluguel, que geralmente baseia-se na valorização do imóvel, sem nada ter a ver com o IGPM, que voltará a ser a base apenas para o reajuste anual desse novo valor, quando completar o aniversário do novo contrato.

Saiba mais sobre Quebra de contrato de locação de imóveis, regras, dúvidas

PUBLICIDADE

Fique de olho na divulgação do IGPM

Ficando atento à divulgação do IGPM, você pode calcular quanto será o reajuste do seu aluguel (Foto: Divulgação)

Antes do reajuste do aluguel, é comum que o proprietário ou a imobiliária responsável pelo contrato informem ao inquilino, por meio de correspondência, sobre o novo valor que será cobrado e também sobre os índices utilizados como base para se chegar ao aluguel reajustado.

Para quem quiser saber a evolução do índice e ficar atento aos valores sobre os quais o reajuste do aluguel será feito, uma boa opção é o site da Fundação Getúlio Vargas, responsável pela medição do IGPM, onde você pode ter acesso ao IGPM dos últimos meses.

PUBLICIDADE

Leia também:

6 Comentários

  • Tenho um pavilhão que está alugado desde maio de 2011, sem nunca ter sofrido nenhum reaguste, gostaria de saber se agora em maio qdo terminou o contrato, posso pedir um novo aluguel, baseado no preço de mercado, já que este aluguel se encontra abaixo do preço de mercado…..obrigado…

  • Tenho um pavilhão que está alugado desde maio de 2011, sem ter sofrido nenhum reaguste, quero saber se em maio agora, de 2013, posso fazer um reaguste, mas não pelo IGPM, mas sim pelo valor de mercado, pois está bastante fora do preço ….obrigado…

  • Tenho um pavilhão que está alugado desde maio de 2011, com o mesmo preço , o contrato termina agora em maio de 2013, sem numca ter sofrido um reaguste, quero saber se agora em maio posso calcular um novo aluguel, já que está bem fora do preço de mercado mas não pelo cálculo do IGPM……obrigado

  • Tenho um pavilhão que está alugado desde maio de 2011, com o mesmo preço , o contrato termina agora em maio de 2013, sem numca ter sofrido um reaguste, quero saber se agora em maio posso calcular um novo aluguel, já que está bem fora do preço de mercado. não peli cálcilo o IGPM….obrigado

  • Olá Dalva,

    Basicamente é isso, mais se você quiser saber a evolução do índice e ficar atento aos valores sobre os quais o reajuste do aluguel será feito, uma boa opção é o site da Fundação Getúlio Vargas, responsável pela medição do IGPM, onde você pode ter acesso ao IGPM dos últimos meses.

    Att,

  • A Lei do Inquilinato diz que só poderá ser reajustado o aluquel residencial a partir da data da assinatura do Contrato de Locação. Certo? Por isso, minha dúvida , se um Contrato fora celebrado no último dia do mês, só poderá ser reajustado no mês sequinte. Mais uma vez, certo? Quero um esclarecimento apesar ser também estudante de Direito.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.