Search

Reajuste aluguel 2013 igpm

O índice usado para calcular os reajustes de aluguel deve subir menos em 2013, de acordo com previsões do Banco Central, podendo ficar em torno de 5,2%.
Google plus

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) é o indicador de inflação mais usado para reajustar os aluguéis em todo o Brasil, seja de imóveis residenciais ou comerciais, sendo a base para o cálculo da atualização dos valores cobrados pelos proprietários e imobiliárias aos inquilinos.

O IGP-M é o principal índice usado para os reajustes de aluguel (Foto: Divulgação)

Medido pela Fundação Getúlio Vargas e divulgado mensalmente, o IGP-M também serve de parâmetro para calcular o aumento das tarifas de telefone, transporte e pedágio, que acabam impactando outros custos, interferindo bastante na economia do país.

Especificamente no caso do reajuste de aluguel, é levado em conta o IGP-M acumulado nos últimos 12 meses, geralmente tendo como referência o mês de aniversário do aluguel. Para um imóvel alugado no mês de março de 2012, por exemplo, o aluguel será reajustado em março de 2013, com base no IGP-M acumulado entre março de 2012 e fevereiro de 2013.

Saiba como agir: Quebra de contrato de locação de imóveis, regras, dúvidas

Previsão do IGP-M para 2013

O IGP-M 2013 deve ficar em torno de 5,2%, conforme previsões do mercado financeiro (Foto: Divulgação)

Para quem reside em imóveis alugados ou possui estabelecimento comercial que funciona em imóvel que está sob a vigência de contrato de aluguel, é importante sempre ficar atento às variações do IGP-M, pois é com base nesses índices que o seu aluguel será reajustado.

Entre os meses de janeiro e outubro de 2012, a título de comparação, o Índice Geral de Preços – Mercado acumulou alta de 7,12%. Para o encerramento do ano, a expectativa é de que o índice esteja em 7,60%, conforme as previsões de empresas ligadas ao setor financeiro.

Porém, para o próximo ano, a expectativa é de que ele apresente uma ligeira queda, de acordo com as projeções divulgadas pelo Banco Central, baseadas em pesquisas realizadas com empresas de consultorias e bancos. Dessa forma, a projeção do Banco Central é de que o IGP-M 2013 fique em 5,2%.

Informações importantes sobre o reajuste de aluguel 2013

O inquilino deve ficar atento ao IGP-M acumulado nos últimos 12 meses, para saber em quanto o seu aluguel será reajustado (Foto: Divulgação)

Os contratos de locação normalmente têm duração de 30 meses, contados a partir da data de assinatura, com o reajuste de aluguel podendo acontecer apenas uma vez por ano, sempre no mês de aniversário da assinatura (para contratos assinados em julho de 2012, por exemplo, os reajustes acontecerão em julho de 2013, julho de 2014, etc).

Antes de o aluguel ser reajustado, o proprietário do imóvel (ou a imobiliária responsável pela locação) deve informar ao inquilino sobre o novo valor que será cobrado, por meio de correspondência, mostrando os dados usados como referência para o cálculo do reajuste.

Não deixe de conferir: Dicas para negociar reajuste de aluguel

Já o inquilino, por sua vez, deve conferir o IGP-M acumulado e pode contestar o reajuste, caso tenha sido utilizado um índice acima do medido naquele período.


Google plus


Este artigo possui 3 comentários

  1. luana
    Publicado em 18/01/2013 às 2:00 PM [+]

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se o meu contrato que foi feito em junho de 2009 pode sofrer reajuste no inicio do ano (em janeiro).

    Atenciosamente,

    Luana.

  2. cloercio leao
    Publicado em 13/02/2013 às 3:23 PM [+]

    Muito boa página.

  3. Jose Roberto
    Publicado em 08/04/2013 às 1:25 PM [+]

    Olá bom dia,meu contrato é de 30 meses se eu renovar por mais 30 meses o locador pode pedir o reajuste que ele quiser? obrigado pela atençao. Jose.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top