Imóveis

Reajuste aluguel 2013 igpm

Por Andre

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) é o indicador de inflação mais usado para reajustar os aluguéis em todo o Brasil, seja de imóveis residenciais ou comerciais, sendo a base para o cálculo da atualização dos valores cobrados pelos proprietários e imobiliárias aos inquilinos.

O IGP-M é o principal índice usado para os reajustes de aluguel (Foto: Divulgação)

Medido pela Fundação Getúlio Vargas e divulgado mensalmente, o IGP-M também serve de parâmetro para calcular o aumento das tarifas de telefone, transporte e pedágio, que acabam impactando outros custos, interferindo bastante na economia do país.

Especificamente no caso do reajuste de aluguel, é levado em conta o IGP-M acumulado nos últimos 12 meses, geralmente tendo como referência o mês de aniversário do aluguel. Para um imóvel alugado no mês de março de 2012, por exemplo, o aluguel será reajustado em março de 2013, com base no IGP-M acumulado entre março de 2012 e fevereiro de 2013.

Saiba como agir: Quebra de contrato de locação de imóveis, regras, dúvidas

Previsão do IGP-M para 2013

O IGP-M 2013 deve ficar em torno de 5,2%, conforme previsões do mercado financeiro (Foto: Divulgação)

Para quem reside em imóveis alugados ou possui estabelecimento comercial que funciona em imóvel que está sob a vigência de contrato de aluguel, é importante sempre ficar atento às variações do IGP-M, pois é com base nesses índices que o seu aluguel será reajustado.

Entre os meses de janeiro e outubro de 2012, a título de comparação, o Índice Geral de Preços – Mercado acumulou alta de 7,12%. Para o encerramento do ano, a expectativa é de que o índice esteja em 7,60%, conforme as previsões de empresas ligadas ao setor financeiro.

Porém, para o próximo ano, a expectativa é de que ele apresente uma ligeira queda, de acordo com as projeções divulgadas pelo Banco Central, baseadas em pesquisas realizadas com empresas de consultorias e bancos. Dessa forma, a projeção do Banco Central é de que o IGP-M 2013 fique em 5,2%.

Informações importantes sobre o reajuste de aluguel 2013

O inquilino deve ficar atento ao IGP-M acumulado nos últimos 12 meses, para saber em quanto o seu aluguel será reajustado (Foto: Divulgação)

Os contratos de locação normalmente têm duração de 30 meses, contados a partir da data de assinatura, com o reajuste de aluguel podendo acontecer apenas uma vez por ano, sempre no mês de aniversário da assinatura (para contratos assinados em julho de 2012, por exemplo, os reajustes acontecerão em julho de 2013, julho de 2014, etc).

Antes de o aluguel ser reajustado, o proprietário do imóvel (ou a imobiliária responsável pela locação) deve informar ao inquilino sobre o novo valor que será cobrado, por meio de correspondência, mostrando os dados usados como referência para o cálculo do reajuste.

Não deixe de conferir: Dicas para negociar reajuste de aluguel

Já o inquilino, por sua vez, deve conferir o IGP-M acumulado e pode contestar o reajuste, caso tenha sido utilizado um índice acima do medido naquele período.

Recomendado para você

Comentários

192 respostas para “Site Meu Vivo, www.vivo.com.br/meuvivo”

  1. cristovao brito disse:

    fui em uma das lojas aqui no Rio e fiquei esperando1hora e 20min esperando o atendimento mais nao pude esperar mais .pois tinha na minha frente mais 2 pessoas .uma loja deste porte fica inademicivel so ter uma pessoa para attender.[localizada na av:rio branco 156 3 piso] sem ninguen da uma justificativa.sou cliente dedsde quando a companhia surgiu no brasil.

  2. Gilberto Gaspar disse:

    Meu telefone fixo está mudo, e a internet funciona , o que será?, já troquei o aparelho e as tomadas.

  3. marcia jesus da silva souzamarcia disse:

    quero fazer um pedido de telefone fixo

  4. Geralda Marques Pereira Vicente disse:

    Quero fazer o cancelamento do plano do meu vivo, vivo controle ilimitado , linha ddd 011995018737

  5. Leonildo barbosa disse:

    A minha fatura é descontada no banco estou devendo OK

  6. fabiane silva de moraes disse:

    eu quero cancelar a internete que esta no nome do meu esposo e faz 4 horas q estou tentando e minguem me atende so colocam musica pra mim escutar não quero ouvir musica se vcs não me atender´pra canselar vou ir no procom e vou cancelar as 2 net q tenho to cansada de espera

  7. José Joaquim Veloso disse:

    quero que imediatamente cancelem meu plano vivo tudo, pois não quero meu número é ( 89) 81252611

  8. jeremias tome de oliveira disse:

    gostaria de recber a fatura do meu vivo todos meses no meu imal, obrigado

  9. Marcilei disse:

    quero resolver problemas da minha net , e ninguém resolve nem no 1058 e nem *8486, esse sistema da vivo é arcaico demais e ficam me mandando número de protocolo que nem fui atendido

  10. carlos roberto da silva disse:

    venho por meio desta ,informar a esta estimada empresa ; – Que nao recebo a minha fatura desde abril ,quero saber oq esta acontecendo do ocorrido ,pois meu telefone movel encontra-se broqueado ;peço no futuro mais atençao ,para q nao ocorra novamente esse problema ;pois os atendentes nao m ajudaram em nada…………………………………………………………..sem mais obrigado

  11. derenilson da silvasantos disse:

    desde de cinco meses atras eu venho tentando revolver um problema com a vivo ja passei por todos os atendentes ninguem resolve so mim enrola com meus pontos acumulados nao tenho nenhuma informaçao so presta para cobrar faturas vou procurar meus direito na procon

  12. Claudiléia de Amorim Santos disse:

    segunda via da conto referente ao mês 04 /15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *