Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Rafaella Justus antes e depois da cirurgia

Rafaella Justus antes e depois da cirurgia

Por Isah

Veja Rafaella Justus antes e depois da cirurgia, e saiba como a intervenção cirúrgica contribuiu para modificar a aparência do seu rosto e a evitar possíveis problemas de saúde que a má formação dos ossos da face poderia lhe causar.

Rafaella Justus antes e depois da cirurgia (Foto: Reprodução iG)

Desde as suas primeiras aparições públicas, a filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro, nascida em 2009, sempre foi vítima de especulações que associavam a sua aparência a algum tipo de doença genética.

A princípio, os pais negaram que ela tivesse qualquer tipo de problema, mas após algum tempo Roberto Justus revelou que a menina tinha estenose crânio-facial, que é a má formação óssea do crânio, problema que pode ser corrigido com uma cirurgia.

Rafaella Justus antes e depois da cirurgia

Roberto Justus e Rafaella, antes da cirurgia da garotinha (Foto: Reprodução R7)

A cirurgia de Rafaella Justus aconteceu em 2012, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e o procedimento teve sucesso absoluto, ajudando a corrigir a anormalidade no crânio da garota, ocorrida pela fusão prematura dos ossos da face e do crânio.

Na cirurgia para corrigir estenose crânio-facial, são utilizadas técnicas para fazer a remodelagem dos ossos da cabeça e da face, corrigindo a assimetria do crânio. Esse tipo de intervenção cirúrgica obtém maior sucesso quando feito na infância, e a sua não realização pode desencadear deformidades permanentes na caixa craniana.

Vale lembrar que nem todas as crianças com estenose crânio-facial precisam passar por cirurgia. O procedimento só é necessário em casos mais complexos, como o de Rafaella, quando várias suturas (separação entre placas ósseas soltas) se fecham precocemente.

Rafaella Justus após a cirurgia

Rafaella Justus em 2017 (Foto: Reprodução Instagram Ticiane Pinheiro)

Dois dias depois da operação, a filha de Ticiane Pinheiro já teve alta do hospital. E para ajustar a oclusão do maxilar e da mordida, ela precisou usar aparelho ortodôntico. Além da parte estética, a cirurgia evitou que ela pudesse apresentar problemas de saúde, como dificuldades de respiração.

Rafaella Justus antes da cirurgia tinha um espaço maior entre os olhos e apresentava algumas bolsas debaixo dos olhos. Já Rafaella Justus depois da cirurgia passou a mostrar um rosto mais harmonioso e sem as bolsas abaixo dos olhos, como mostram as imagens mais recentes da garota, atualmente com 7 anos de idade.

Estenose crânio-facial

Ticiane e a filha Rafaella em 2016 (Foto: Reprodução Instagram Ticiane Pinheiro)

A craniostenose, como a doença também é conhecida, é diagnosticada logo após o nascimento e geralmente aparece com a síndrome de Crouzon e a síndrome de Apert. Ela pode ainda não está associada a nenhuma dessas síndromes.

Em alguns casos menos graves e nos quais a cirurgia é descartada, a assimetria do crânio pode ser corrigida com o uso de uma órtese craniana, aparelho que se parece com um capacete e que é utilizado durante três ou quatro meses.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *