Menu

Saúde

Atualizado em 19 de abril de 2013, às 7:40 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Rachaduras nos pés, causas e tratamentos

É muito importante ficar atento com a saúde dos pés. Saiba como se livrar das rachaduras.

A saúde dos pés é muito importante, pois eles refletem o estado de todo o organismo. O problema é que a maioria das pessoas acaba se esquecendo de dar a devida atenção a essa parte do corpo, por não se preocuparem com o assunto ou simplesmente por acharem que estando dentro dos calçados fechados, os pés estão adequadamente protegidos. Esclareça algumas dúvidas e conheça as causas e tratamentos para as rachaduras nos pés.

Confira dicas de como deixar os pés macios e hidratados.

610293 É importante não se descuidar da saúde dos pés. Rachaduras nos pés, causas e tratamentosÉ importante não descuidar da saúde dos pés. (Foto: divulgação)

A complexidade dos pés

O pé é uma estrutura altamente complexa. Possui 26 ossos, 2 sesamóides, 114 ligamentos e 20 músculos, que estão intimamente ligados através de tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e nervos, revestidos por camadas de pele.

Essa parte do corpo possui diversas funções diferentes, entre as principais podemos destacar a de proteção, a de sensação (dor, calor, frio, pressão ou tato), a de sustentação, o deslocamento de todo corpo e até mesmo a estética.

Por que ocorrem as rachaduras nos pés

Apesar de ser naturalmente resistente, apresentando uma camada de pele mais espessa do que em qualquer outra parte do corpo, os pés podem ser acometidos por inúmeras patologias.

610293 Cremes emolientes específicos para os pés podem ajudar. Rachaduras nos pés, causas e tratamentosCremes emolientes específicos para os pés podem ajudar a evitar rachaduras. (Foto: divulgação)

A queixa mais comum, responsável por provocar grande desconforto, especialmente durante o verão, são as rachaduras e fissuras nos pés. Esse problema pode ter etiologia bastante variada, como:

  • Hereditariedade;
  • Lesões químicas, que podem ocorrer até mesmo por produtos domésticos (como água sanitária e produtos abrasivos);
  • Problemas ortopédicos, como pisada inadequada;
  • Alterações ambientais (combinação entre o sal do mar com o atrito e a alta temperatura da areia da praia);
  • Doenças como psoríase, micose ou diabetes;
  • Uso frequente de calçados abertos na região dos calcanhares

Independente da causa, as rachaduras incomodam muito, doem e podem infeccionar. Por isso, é extremamente importante evitar o aparecimento delas e trata-las quando já estiverem presentes.

Tratamento para rachaduras nos pés

Não é preciso gastar uma fortuna para manter os pés saudáveis e bonitos. É possível optar pelo tratamento caseiro, barato e muito eficaz. O ideal é manter o local devidamente higienizado para que, em seguida, seja possível realizar o lixamento do excesso de pele.

Uma ótima dica para se livrar apenas da pele morta é utilizar a lixa molhada sobre a pele seca. Vá lixando até que seja possível visualizar uma camada rosada, a partir desse momento é hora de aplicar cremes emolientes específicos para pés.

Veja algumas receitas caseiras que prometem acabar com as rachaduras nos pés.

610293 As rachaduras e fissuras são os problemas mais frequentes que acometem os pés. Rachaduras nos pés, causas e tratamentosAs rachaduras e fissuras são os problemas mais frequentes que acometem os pés. (Foto: divulgação)

Mulheres que buscam uma hidratação mais intensa devem dar preferência ao uso de loções hidratantes durante a noite, quando é possível envolver os membros com filme de PVC (o mesmo usado para embalar tortas e bolos).

As rachaduras nos pés são queixas frequentes, principalmente no universo feminino. O problema pode ocorrer devido a várias causas. Independente da origem, é importante tratar as rachaduras pra que não se tornem problemas mais graves. O tratamento caseiro é muito eficaz, mas se os sintomas persistirem, procure um dermatologista para investigar o problema.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.