Menu

Bichos

Atualizado em 19 de fevereiro de 2013, às 12:15 por Jose
Você está em: MundoDasTribos > Raças exóticas de gatos

Hoje, acredita-se que haja mais de 250 raças de gatos domésticos. Abaixo, você pode conhecer algumas das mais exóticas.

Dócil e carinhoso, o gato está presente na casa de milhões de brasileiros. Há registros de que sua associação com os humanos tenha começado há cerca de 9.500 anos. Ou seja, não é de hoje que os gatos fazem parte do nosso dia a dia. Há séculos eles são alvo da admiração e dos cuidados de seus donos.

583234 Raças exóticas de gatos Raças exóticas de gatosDócil e carinhoso, o gato está presente na casa de milhões de brasileiros. (Foto: Divulgação).

De acordo com os especialistas, o gato tem como seu ancestral mais primitivo Miacis, mamífero que viveu há aproximadamente 40 milhões de anos e que tinha o hábito de caminhar sobre as árvores.

Sua evolução deu origem ao Dinictis, espécie que apresentava maiores semelhanças com os atuais felinos. Já a sub-família Felinae, que agrupa os gastos domésticos, surgiu há 12 milhões de anos, na África Subsaariana, da onde se expandiu até as terras do Egito.

Veja também: Fotos de gatos dormindo.

Raças exóticas de gatos

583234 Raças exóticas de gatos1 Raças exóticas de gatosO gato norueguês da floresta foi desenvolvido a partir do cruzamento de espécies selvagens que viviam nos bosques da Noruega. (Foto: Divulgação).

Hoje, acredita-se que haja mais de 250 raças de gatos domésticos que, em geral, são divididas nas categorias: pelo longo, pelo curto e pelo ralo. Assim como os cães, eles vivem entre 10 a 20 anos e fazem um enorme sucesso nos lares ao redor do mundo. Abaixo, separamos algumas das raças de gatos mais exóticas para que você possa conhecer:

• Gato Norueguês da Floresta – esta raça foi desenvolvida a partir do cruzamento de espécies selvagens que viviam nos bosques da Noruega. Ele está entre as raças consideradas gigantes;

• Don Sphynx – de origem siberiana, esta é uma das duas raças de gato pelado. Porém, engana-se quem pensa que os pelos fazem falta para este bichano. Macia como pêssego, sua pele é quente, o que o ajuda a resistir as temperaturas mais baixas;

Saiba porque os gatos se lambem tanto.

• Bengals – os pelos desta raça lembram o de uma jaguatirica, felino encontrado na Mata Atlântica e em outras matas brasileiras. O Bengals se destaca por ser um gato um pouco impaciente;

• Siamês – apesar de ser encontrado com relativa frequência nos lares brasileiros, o gato Siamês apresenta algumas particularidades que o tornam único, como seus olhos de cor opaca e seu tom caramelado;

• Russian Blue (Azul Russo) – os olhos verdes e o pelo cinza fazem deste gato um modelo de “fofura”. Seu tamanho reduzido também ajuda para que seja bastante querido entre os criadores.

Outras raças exóticas de gato são o Maine Coon, Ragdoll e o Angorá Turco, que foi uma das raças utilizadas no desenvolvimento do gato persa atual.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.