Menu

Saúde

Atualizado em 1 de agosto de 2012, às 9:37 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Queijo e iogurte podem reduzir risco de diabetes tipo 2

O consumo controlado de queijo e iogurte diminui em até 12% as chances de desenvolver diabetes tipo 2.
496297 Queijo e iogurte podem reduzir risco de diabetes tipo 2 Queijo e iogurte podem reduzir risco de diabetes tipo 2O consumo de iogurte e queijo previne diabetes, diz pesquisa. (Foto:Divulgação)

A diabete tipo 2 é uma doença crônica se manifesta quando há altos índices de açúcar no sangue. Considerada o tipo mais comum de diabetes, ela é causada quando o organismo apresenta dificuldades para realizar o processo de produção ou consumo de insulina, substância que transporta o açúcar do sangue para às células.

Queijo e iogurte contra diabetes tipo 2

De acordo com pesquisadores que fazem parte da Universidade de Utrecht, na Holanda, incluir queijo e iogurte no cardápio alimentar é uma forma eficaz de reduzir os riscos de diabetes do tipo 2. Entretanto, os demais laticínios não oferecem o mesmo benefício para a saúde. Os resultados completos do estudo foram divulgados no periódico The American Journal of Clinical Nutrition do mês de julho.

Para chegar à conclusão de que o queijo e o iogurte são aliados contra a diabete, os autores do trabalho avaliaram 16 mil adultos saudáveis e 12 mil pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2. Os participantes responderam questionários sobre estilo de vida e alimentação.

496297 Queijo e iogurte podem reduzir risco de diabetes tipo 2 1 Queijo e iogurte podem reduzir risco de diabetes tipo 2Alimentos na quantidade certa reduzem as chances de desenvolver diabetes em 12%. (Foto:Divulgação)

Depois que equipe de pesquisadores realizou uma análise sobre o efeito dos laticínios e os riscos de desenvolver diabetes, constatou-se que consumir duas fatias de queijo ou meio pote de iogurte por dia (55 gramas de cada alimento) reduz as chances de desenvolver a doença em até 12%, em comparação com as pessoas que ingerem uma quantidade inferior de queijo e iogurte diariamente.

O estudo revelou ainda que, embora o queijo apresente gordura saturada, ele também possui gorduras que fazem bem para a saúde. Para aproveitar os benefícios do alimento, é essencial não exagerar na quantidade consumida diariamente.

O iogurte também se revela benéfico para a saúde humana, pois é rico em bactérias probióticas, que melhoram o funcionamento do organismo. Além de atuar contra a diabete, o iogurte reduz o risco de doenças cardiovasculares e protege o corpo humano de tantas outras enfermidades.

Outros estudos também relacionaram a alimentação com o risco de diabetes tipo 2. Segundo uma pesquisa tailandesa, que avaliou 240 adultos com predisposição à patologia, a substância chamada de curcumina evita que o indivíduo se torne diabético. O composto está presente no tempero apimentado curry.

Saiba mais: Café descafeínado combate diabetes tipo 2

Como prevenir diabetes tipo 2?

496297 Queijo e iogurte podem reduzir risco de diabetes tipo 1 Queijo e iogurte podem reduzir risco de diabetes tipo 2Para manter o controle do açúcar no sangue, é necessário fazer exames. (Foto:Divulgação)

Além de consumir queijo e iogurte na quantidade certa para reduzir as chances de diabetes, existem outros meios para prevenir a doença. Confira:

- Procure diminuir a ingestão de alimentos ricos em carboidratos simples e alto índice glicêmico, como pães, doces, chocolates e frituras.

- Inclua mais verduras, legumes e fibras no cardápio alimentar.

- Procure mastigar mais os alimentos, para obter saciedade e não se tornar obeso.

- Diminua a ingestão de carne vermelha.

- Faça exercícios físicos, pelo menos uma caminhada de 30 minutos por dia.

- Realize exames regulares para saber se está tudo bem com os níveis de glicose no sangue.

Veja também: Tratamento para diabetes tipo 2

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.