Menu

Decoração

Atualizado em 2 de fevereiro de 2012, às 9:45
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Quarto feminino: decoração, ideias

Use as ideias e se inspire nas imagens para decorar o quarto feminino de acordo com a faixa etária e personalidade.
387595 Quarto feminino decoração ideias 1 Quarto feminino: decoração, ideiasUm quarto feminino moderno e vibrante.

O quarto feminino deve ser decorado de acordo com as preferências da moradora e sua faixa etária. Normalmente o cômodo voltado para meninas e mulheres exibe um visual mais delicado, com a presença de elementos na cor rosa ou outro tom que destaque a ideia de feminilidade. Mas, nem todos os dormitórios são dignos de princesa da Disney.

Dicas para decorar quarto feminino

Antes de iniciar a decoração do quarto feminino, é necessário considerar vários fatores e montar um projeto que valorize o espaço. Em primeiro lugar identifique o estilo de vida da menina, moça ou mulher, depois conheça as cores favoritas, o gosto musical, os filmes prediletos, entre outras informações que ajudam a traçar um perfil. Este levantamento será importante para que o quarto tenha sua própria identidade.

Na hora de montar o quarto feminino, é fundamental considerar o conforto e a funcionalidade do espaço. Caso a intenção seja preparar um ambiente de descanso e tranquilidade, a decoração deve exibir cores frias e neutras. Para valorizar as tendências e deixar o quarto mais energizado e alegre, a proposta precisa trabalhar com as cores quentes.

A disposição dos móveis no quarto se revela um aspecto muito importante na hora decorar, afinal, qualquer erro pode interferir na circulação das pessoas. Na verdade a mobília deve funcionar no ambiente com a meta de melhorar a questão do conforto e otimizar a organização.

Ideias de decoração para quartos femininos

387595 Quarto feminino decoração ideias Quarto feminino: decoração, ideiasNos primeiros anos, é possível apostar numa decoração temática.

A questão da idade influencia na decoração, até porque uma menina de 6 anos não preserva a preferência por uma temática da Barbie a vida toda. Confira a seguir algumas sugestões para montar quarto feminino de acordo com cada faixa etária.

De 0 a 3 anos: o quarto costuma ser decorado com cores suaves, doces e românticas, sempre reforçando as características do universo feminino. O berço, a cômoda e a poltrona de amamentação se apresentam como alguns móveis básicos para compor o dormitório infantil. Os especialistas recomendam não trabalhar com cores vibrantes porque isto pode deixar o bebê agitado.

De 4 a 9 anos: a menina com esta faixa etária já começa a dar sinais das coisas que aprecia ou não. É neste momento que a decoração do quarto pode ser transformada e adquirir elementos de personalidade. Experimente adotar uma temática ao escolher revestimento, móveis e complementos. Lembre-se de que a criança está em fase escolar, por isso é interessante reservar um canto do quarto para estudos.

De 10 a 12 anos: a proposta deixa de ser tão infantil e alguns brinquedos que antes faziam parte da decoração podem sair de cena. Algumas meninas ainda preservam o gosto pelo rosa, lilás ou branco, além dos elementos românticos.

De 13 a 17: com a infância deixada para trás, é hora de mudar a decoração do quarto para acompanhar a nova fase da vida. A adolescente não fará questão de móveis temáticos, por isso prefira uma decoração mais discreta e com mobília básica. De repente uma poltrona com design diferente ou uma parede com cor vibrante pode combinar com o quarto feminino. Acessórios atuais como painéis com fotos e almofadas divertidas combinam com a proposta do ambiente. Não se esqueça de preservar o nicho de estudos.

De 18 em diante: passada a euforia da adolescência, é chegado o momento de optar por uma decoração neutra, básica e discreta. É claro que a questão da personalidade pode ser trabalhada no espaço, mas sempre considerando os novos hábitos.

Fotos de quartos femininos