Menu

Decoração

Atualizado em 2 de fevereiro de 2012, às 9:45 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Quarto feminino: decoração, ideias

Use as ideias e se inspire nas imagens para decorar o quarto feminino de acordo com a faixa etária e personalidade.
387595 Quarto feminino decoração ideias 1 Quarto feminino: decoração, ideiasUm quarto feminino moderno e vibrante.

O quarto feminino deve ser decorado de acordo com as preferências da moradora e sua faixa etária. Normalmente o cômodo voltado para meninas e mulheres exibe um visual mais delicado, com a presença de elementos na cor rosa ou outro tom que destaque a ideia de feminilidade. Mas, nem todos os dormitórios são dignos de princesa da Disney.

Dicas para decorar quarto feminino

Antes de iniciar a decoração do quarto feminino, é necessário considerar vários fatores e montar um projeto que valorize o espaço. Em primeiro lugar identifique o estilo de vida da menina, moça ou mulher, depois conheça as cores favoritas, o gosto musical, os filmes prediletos, entre outras informações que ajudam a traçar um perfil. Este levantamento será importante para que o quarto tenha sua própria identidade.

Na hora de montar o quarto feminino, é fundamental considerar o conforto e a funcionalidade do espaço. Caso a intenção seja preparar um ambiente de descanso e tranquilidade, a decoração deve exibir cores frias e neutras. Para valorizar as tendências e deixar o quarto mais energizado e alegre, a proposta precisa trabalhar com as cores quentes.

A disposição dos móveis no quarto se revela um aspecto muito importante na hora decorar, afinal, qualquer erro pode interferir na circulação das pessoas. Na verdade a mobília deve funcionar no ambiente com a meta de melhorar a questão do conforto e otimizar a organização.

Ideias de decoração para quartos femininos

387595 Quarto feminino decoração ideias Quarto feminino: decoração, ideiasNos primeiros anos, é possível apostar numa decoração temática.

A questão da idade influencia na decoração, até porque uma menina de 6 anos não preserva a preferência por uma temática da Barbie a vida toda. Confira a seguir algumas sugestões para montar quarto feminino de acordo com cada faixa etária.

De 0 a 3 anos: o quarto costuma ser decorado com cores suaves, doces e românticas, sempre reforçando as características do universo feminino. O berço, a cômoda e a poltrona de amamentação se apresentam como alguns móveis básicos para compor o dormitório infantil. Os especialistas recomendam não trabalhar com cores vibrantes porque isto pode deixar o bebê agitado.

De 4 a 9 anos: a menina com esta faixa etária já começa a dar sinais das coisas que aprecia ou não. É neste momento que a decoração do quarto pode ser transformada e adquirir elementos de personalidade. Experimente adotar uma temática ao escolher revestimento, móveis e complementos. Lembre-se de que a criança está em fase escolar, por isso é interessante reservar um canto do quarto para estudos.

De 10 a 12 anos: a proposta deixa de ser tão infantil e alguns brinquedos que antes faziam parte da decoração podem sair de cena. Algumas meninas ainda preservam o gosto pelo rosa, lilás ou branco, além dos elementos românticos.

De 13 a 17: com a infância deixada para trás, é hora de mudar a decoração do quarto para acompanhar a nova fase da vida. A adolescente não fará questão de móveis temáticos, por isso prefira uma decoração mais discreta e com mobília básica. De repente uma poltrona com design diferente ou uma parede com cor vibrante pode combinar com o quarto feminino. Acessórios atuais como painéis com fotos e almofadas divertidas combinam com a proposta do ambiente. Não se esqueça de preservar o nicho de estudos.

De 18 em diante: passada a euforia da adolescência, é chegado o momento de optar por uma decoração neutra, básica e discreta. É claro que a questão da personalidade pode ser trabalhada no espaço, mas sempre considerando os novos hábitos.

Fotos de quartos femininos

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.