Menu

Decoração

Atualizado em 20 de dezembro de 2012, às 13:32 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Quarto de recém-nascido: dicas para decorar

Confira algumas dicas para decorar o quarto do recém-nascido, levando em conta o conforto, a beleza e a segurança.

Mesmo antes do bebê chegar ao mundo, os pais já começam a montar o quarto infantil. Eles levam em conta o sexo da criança para definir as cores e o tema. Depois, elegem a mobília mais apropriada para dar conta dos cuidados nos primeiros meses. Todos estes preparativos são definidos, ainda, de acordo com o orçamento.

556589 Quarto de recém nascido dicas para decorar Quarto de recém nascido: dicas para decorarO quarto do bebê precisa ser tranquilo e confortável. (Foto:Divulgação)

Um quarto agradável para o recém-nascido

Não basta o quarto ser bonito e por dentro das tendências de decoração, ele também precisa oferecer o conforto que o pequeno morador necessita nos primeiros meses de vida. A criação de um ambiente agradável e organizado contribui com o dia a dia do bebê e toda a família

Muitas vezes os pais ficam tão focados na escolha do tema e das cores que se esquecem dos outros critérios importantes para a montagem do quarto do recém-nascido. Nem sempre eles pensam em elementos simples que garantem o bem estar da criança, como iluminação, a segurança, a ventilação e a ausência de ruídos.

Entre 0 e 2 anos, a criança necessita de um quarto agradável e tranquilo. Locais para dormir, amamentar e trocar fraldas não pode faltar. Já de 2 a 7 anos o ambiente deve passar por algumas modificações, com o objetivo de motivar o desenvolvimento mental da criança.

Saiba mais: Como decorar quarto de bebê gastando pouco

Dicas para decorar o quarto do recém-nascido

Vários itens precisam ser considerados na hora de decorar um quarto de bebê. Veja a seguir algumas dicas que prometem auxiliar a montagem de um ambiente apropriado:

556589 Quarto de recém nascido dicas para decorar 1 Quarto de recém nascido: dicas para decorarAs cores suaves são mais recomendadas. (Foto:Divulgação)

Uso das cores
Cada cor possui um significado e, de certa forma, influencia nas sensações do recém-nascido. Para que o pequeno morador desfrute de tranquilidade e conforto, é importante investir numa cor clara, suave e serena. Os tons pastel, como rosinha, salmão, verde claro e azul bebê, normalmente combinam com o quarto do recém-nascido.

As cores fortes podem ser usadas no quarto do bebê, mas somente nos detalhes. O excesso dos tons vibrantes no ambiente podem deixar a criança agitada, estressada e dificultar o momento do sono.

Móveis Essenciais
Alguns móveis são essenciais na decoração do quarto do recém-nascido, como o berço, a cômoda e a poltrona de amamentação. Estes itens garantem conforto e também favorecem a organização. Antes de escolher os móveis, é importante considerar as dimensões do quarto para incluir peças proporcionais.

556589 Quarto de recém nascido dicas para decorar 2 Quarto de recém nascido: dicas para decorarQuarto de bebê decorado com o tema fundo do mar. (Foto:Divulgação)

Customização
O recém-nascido ainda não pode manifestar as suas preferências, mas existem maneiras de customizar o quarto, como a escolha de um tema. Com base na temática, os pais possuem condições de investir em enfeites, papel de parede e têxteis.

Veja também: Decoração para quartos de bebê – fotos

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.