Menu

Saúde

Atualizado em 25 de abril de 2013, às 7:35 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Quantos dias duram os sintomas da dengue

A dengue é uma doença infecciosa que tem se tonado bastante popular nos grandes centros urbanos. Saiba mais sobre a duração dos sintomas da dengue.

A dengue é uma doença que nos últimos anos tem dado o que falar. Entretanto, muitas questões sobre esse problema de saúde pública permanecem uma incógnita para a maioria da população. Esclareça várias dúvidas sobre o assunto, conheça mais sobre o quadro clínico desta patologia e saiba quantos dias duram os sintomas da dengue.

Saiba quais os remédios que devem ser evitados em pacientes com dengue.

613258 A dengue é uma doença que tem sido destaque nos últimos anos. Quantos dias duram os sintomas da dengueA dengue é uma doença que tem se destacado nos últimos anos. (Foto: divulgação)

Manifestações clínicas da dengue

Muita gente não sabe, mas o vírus da dengue apresenta quatro variantes, que cursam com manifestações clínicas diferentes em intensidade e quantidade de sintomas. É possível que o paciente se mantenha praticamente assintomático ou, em outro extremo, que evolua para quadros hemorrágicos que levam ao choque e morte.

  • Infecção inaparente

A pessoa está infectada pelo vírus, mas apresenta sintomas muito superficiais e inespecíficos, que passam despercebidos ou então, como acontece na maioria dos casos, não apresenta nenhum sintoma.

  • Dengue clássica

Normalmente o paciente apresenta febre alta (maior que 39°C), cefaleia intensa, cansaço, mialgia generalizada, dor articular, adinamia, náuseas, vômitos, petequeias na pele e dor abdominal.

Nesse tipo de manifestação clínica os sintomas se iniciam de maneira abrupta e perduram por 5 a 7 dias. Após esse período é possível haver persistência do quadro de adinamia e indisposição, que melhora espontaneamente em alguns dias.

Veja dicas de como evitar a dengue.

613258 Principais sintomas da dengue clássica e hemorrárica. Quantos dias duram os sintomas da denguePrincipais sintomas da dengue clássica e hemorrágica. (Foto: divulgação)
  • Dengue hemorrágica

Os sintomas iniciais da dengue desse tipo são bastante semelhantes aos da dengue clássica. O diferencial é que, após o terceiro dia de evolução, é possível perceber sinais hemorrágicos como epistaxe, gengivorragias, hematúria, melena ou hematoquezia,  decorrentes do sangramento de pequenos vasos.

Os sintomas podem durar de 7 a 10 dias e, assim que a febre cessa, pode haver queda importante da pressão arterial, capaz de causar tontura e até mesmo choque. Caso esse estado não seja tratado com rapidez, pode causar morte.

  • Síndrome do choque da dengue

Consiste num agravo da doença e cursa com pulso fino e quase imperceptível, inquietação, palidez cutânea e alteração do nível de consciência. Nesse estado da doença é possível haver alterações neurológicas, cardiorrespiratórias e hepáticas.

Entenda as diferenças entre a dengue hemorrágica e comum.

613258 Um dos principais sintomas é a febre alta. Quantos dias duram os sintomas da dengueUm dos principais sintomas é a febre alta. (Foto: divulgação)

A dengue é uma doença infecciosa que tem se tornado bastante popular nos grandes centros urbanos. Os sintomas, muitas vezes inespecíficos, variam de acordo com o paciente e o tipo de vírus envolvido na gênese do problema. De maneira geral as manifestações principais costumam durar até 10 dias, podendo haver a persistência de alguns sintomas de menor importância após a melhora clínica.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.