Menu

Saúde

Atualizado em 6 de março de 2013, às 9:25
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Quantos dias duram a catapora?

A catapora é uma doença muito comum na infância. Saiba mais sobre o período de duração dessa doença.

A catapora é muito conhecida pela formação de pontinhos vermelhos que ficam espalhados pelo corpo. Trata-se de uma doença muito comum na infância, sendo benigna na maior parte dos casos. Ela é caracterizada pela formação de vesículas e pústulas na pele, gerando coceira e também febre. Saiba mais sobre o assunto e veja quantos dias dura a catapora.

590393 A catapora pode causar até febre. Foto divulgação Quantos dias duram a catapora? A catapora pode causar até febre. (Foto: divulgação)

O que é catapora

A catapora é uma doença que acomete principalmente crianças. Quando a doença se manifesta, pode causar várias bolhas que causam coceira, se rompendo e formando uma crosta. Ela é causada pelo vírus chamado de varicela-zóster, que pertence a família da herpes.

Esse mesmo vírus pode causar a chamada herpes-zóster em adultos, também conhecido como cobreiro. A catapora pode ser transmitida para outras pessoas, através do contato com o líquido da bolha ou por tosse e espirro.

A vacina contra catapora ajuda a prevenir totalmente ou faz com que ela se manifeste de forma moderada. Aqueles que são infectados com a versão moderada também podem ser contagiosos.

590393 Coçar as feridas pode piorar ainda mais o quadro. Foto divulgação Quantos dias duram a catapora? Coçar as feridas pode piorar ainda mais o quadro. (Foto: divulgação)

Veja também alerta para catapora, sintomas e cuidados 

Duração da catapora

Quando alguém é contaminado pela catapora, ela leva cerca de 10 a 21 dias para se manifestar. Os indivíduos infectados tornam-se contagiosos de 1 a 2 dias antes de a doença começar a surgir no corpo. Elas ficam contagiosas enquanto as bolhas encrostadas estiverem presentes.

A duração da catapora varia de acordo com cada organismo e sistema imunológico da pessoa acometida, assim com a intensidade da doença e suas complicações.

A maior parte dos casos é por crianças menores de 10 anos. A doença geralmente é moderada, porém podem ocorrer várias complicações. Geralmente, os adultos e as crianças mais velhas ficam mais doentes que as crianças menores.

590393 A catapora acomete principalmente crianças. Foto divulgação Quantos dias duram a catapora? A catapora acomete principalmente crianças. (Foto: divulgação)

Veja também vacina contra catapora, saiba mais 

A catapora é uma doença muito comum na infância e pode ser transmitida para outras pessoas. Os indivíduos acometidos devem ficar em casa para evitar que a catapora seja transmitida, principalmente as crianças que vão para a escola. O ideal é consultar o médico para avaliar o caso e esperar até que a catapora termine.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.