Menu

Notícias

Atualizado em 4 de março de 2011, às 22:00 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Quanto Custa CNH De Moto

quanto custa cnh de moto Quanto Custa CNH De Moto

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento que autoriza o indivíduo a conduzir um veículo nas ruas das cidades brasileiras. Há pessoas que tiram carta tanto para dirigir carros como motos e pertencem à categoria B, já outros não possuem assim tanta afinidade com automóveis e acabam optando pela habilitação A, ou seja, apenas motos.

Para tirar a CNH de moto é necessário apresentar uma série de documentos e ainda passar pelos testes marcados pelo Centro de Formação de Condutores (CFC) escolhido. Como são seguidas a risca as normas do DETRAN, algumas autoescolas são bem rigorosas para avaliar os seus alunos e habilitá-los sem reprovações.

Tanto os condutores com carta A como com carta B precisam passar pelas avaliações para conseguir emitir a carteira provisória. Em primeiro lugar o indivíduo apresenta a documentação solicitada pelo CFC para que depois sejam agendados os primeiros testes. Antes de iniciar as aulas teóricas, é necessário aprovação no exame médico e psicotécnico.

 A carteira de habilitação só de moto ainda depende do cumprimento de uma determinada carga horária de aulas teóricas. O controle de freqüência é feito pelo DETRAN e o professor do curso transmite aos futuros condutores conhecimentos sobre código de trânsito, sinais de trânsito, direção defensiva, mecânica, primeiros socorros, entre outros conhecimentos. Todos os alunos serão formados num mesmo curso teórico, independente da categoria da CNH.

Concluída a carga horária de aulas teóricas, os alunos são submetidos ao exame teórico. Os aprovados já são logo direcionados para as aulas práticas, montando um calendário junto com a autoescola para escolher os horários mais favoráveis. Para aprender a dirigir moto, os condutores normalmente desenvolvem o equilíbrio encima do veículo, conhecem as funções de cada comando e aos poucos adquirem afinidade com a moto.

Diferente do carro, as aulas práticas de moto são feitas num percurso com obstáculos, onde os futuros motociclistas aprendem a percorrer o caminho sem queimar as faixas, fazer as curvas adequadamente, contornar os cones e controlar a velocidade.

Os preços da CNH de moto variam de acordo com a autoescola, mas normalmente o valor é mais em conta que a categoria AB. O indivíduo que deseja se tornar motociclista paga de R$350 a R$500 dependendo do CFC e tem a liberdade de escolher a moto na qual quer fazer as aulas práticas.

Agora que você já sabe quanto curta CNH de moto, não perca a oportunidade de garantir uma formação de qualidade e se tornar um motociclista