Menu

Natal

Atualizado em 20 de dezembro de 2010, às 22:15 por Sueli Araujo ()
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Quantidade de comida e bebida para ceia: como calcular

Dicas de Presentes de Natal Para Homem

[20/12/2010]

Campanha Natal sem fome 2012

[21/12/2010]

quantidade de comida e bebida para ceia como calcular Quantidade de comida e bebida para ceia: como calcular

Na hora de organizar a ceia de natal, é importante se preocupar com a quantidade de comida e bebida que será servido aos convidados. Há muitas dúvidas sobre esse assunto, afinal, as famílias ficam em dúvida sobre quais pratos preparar para a ocasião e como fazer economia nas compras de natal.

O primeiro fator que precisa ser avaliado para calcular é o número de convidados. As pessoas que participarem da ceia precisarão se sentir a vontade para saborear os pratos, por isso a necessidade de uma mesa farta e bem diversificada. A presença dos principais pratos natalinos tornará a refeição mais saborosa e temática.

O número de convidados é essencial na hora de comprar ingredientes para os pratos e bebidas. Evite exagerar na quantidade porque isso pode causar desperdício na ceia. As compras de alimentos e bebidas para a noite de natal se tornam mais simples quando o consumidor se organiza.

Caso não saiba como organizar uma ceia de natal, procure colocar em pauta algumas informações: pratos de entrada, pratos principais, acompanhamentos e sobremesa. Tendo em mente quais receitas natalinas serão reparadas para a ceia, fica mais fácil avaliar a quantia de comida e bebida necessária por pessoa.

Como calcular comida e bebida para ceia?

- Pratos de entrada: patês (3 colheres por pessoa)

- Pratos principais: peru, chester, pernil e tender (250 g de carne por pessoa). Lembrando que uma peça do tradicional pernil serve 10 pessoas.

- Acompanhamento: arroz (1 copo americano para 4 pessoas), farofa (4 colheres de sopa por pessoa).

-Sobremesa de Natal: há muitas receitas que combinam com essa ocasião, mas vale a pena apostar em porções individuais para render mais. Calculando que um convidado poderá repetir pelo menos uma vez, faça duas porções por pessoa. Abuse das frutas.

- Bebidas: os tipos de bebidas que serão servidos influenciam no orçamento da ceia. A quantidade de garrafas dependerá do número de convidados. Um vinho (6 pessoas), uma cerveja (2 pessoas), uma espumante (3 convidados) e refrigerante (500ml por pessoa). O cálculo é feito sob o total de convidados sem levar em conta o gosto de cada um.

Aproveite as dicas para comprar comida e bebida para ceia e feliz natal.