Tecnologia

Quando é hora de trocar a bateria do celular?

Por Andre

Ganhando cada vez mais recursos e se tornando quase que indispensáveis no nosso dia a dia, os celulares ainda enfrentam um velho problema, comum a praticamente todos os aparelhos eletrônicos portáteis, e que não foi resolvido mesmo com a chegada de novas tecnologias.

Uma das coisas que mais irrita aos usuários de celular é quando aparece na tela o aviso de que a bateria está fraca (Foto: Divulgação)

Estamos falando da duração da bateria do celular, que mesmo nos mais modernos smartphones, costuma não ter uma autonomia tão grande como a informada pelos fabricantes, deixando os usuários “na mão”, justamente em momentos nos quais o telefone é essencial.

A duração média de uma bateria de celular

A vida útil de uma bateria depende do uso que é dado ao celular. Naqueles em que muitos recursos são utilizados com frequência, a tendência é que a bateria seja trocada mais rapidamente (Foto: Divulgação)

Assim como os notebooks, ultrabooks, tablets, players de música e vídeo, outros tipos de dispositivos móveis e equipamentos eletrônicos, o celular, pelo menos nos modelos mais novos, traz bateria de íon-lítio, que é capaz de armazenar o dobro (ou até o triplo) da carga das baterias mais antigas.

Mesmo assim, com o passar do tempo chegará uma hora em que será necessário trocar a bateria do celular, algo que dependerá bastante da forma e da frequência com que o aparelho é utilizado, lembrando que, em média, uma bateria comum dura em torno de dois anos.

Caso o smartphone seja usado todos os dias, não só para fazer ligações, mas também para rodar aplicativos e jogos pesados e executar arquivos de áudio e vídeo, por exemplo, certamente a vida útil da bateria será bem menor do que naqueles celulares usados basicamente para chamadas telefônicas mais curtas e o envio de mensagens de texto SMS.

A hora certa de trocar a bateria do celular

Quem já não precisou do celular e ao tentar usá-lo, verificou que a bateria havia descarregado? (Foto: Divulgação)

Se você vive se perguntando quando é hora de trocar a bateria do celular, além de levar em conta as informações citadas acima, também deve prestar atenção à vida útil da bateria, que normalmente cai com o decorrer do tempo. De acordo com especialistas, quando a vida útil dela cai pela metade, talvez já seja a hora de trocá-la.

Suponhamos que antigamente, cada carga fazia o seu celular funcionar por dois dias, sem precisar de recarga. Se agora ele está durando apenas um dia ou até um pouco menos, descarregando bem mais rápido, pode ser interessante trocar a bateria, pois assim você evita passar por algum aperto.

Quando o carregamento demora demais

Se o carregamento da bateria está demorando mais do que o normal, pode estar na hora de trocá-la (Foto: Divulgação)

O seu celular demorava poucas horas para recarregar e agora precisa passar a noite toda ligado na rede elétrica para que a carga se complete? Então, pode ser outro indício de que está na hora de efetuar a troca da bateria.

Normalmente, isso costuma acontecer nas baterias mais antigas, de níquel cádmio ou hidreto metálico de níquel, que podem sofrer com o famoso “efeito memória”. Nesse caso, a bateria passa a utilizar apenas as células que são descarregadas e carregadas regularmente, levando à inutilização de muitas delas.

Assim, as células que sobraram passam a trabalhar mais, o que aumenta consideravelmente o tempo da recarga.

Bateria deformada

Quando uma bateria está em bom estado, ela se encontro com os dois lados planos, como na imagem (Foto: Divulgação)

Quando a bateria do celular está em bom estado e funcionando normalmente, ela apresenta o formato padrão, com os dois lados planos. Mas se ela já estiver bastante usada, a tendência é de que tanto o lado interno quanto o externo fiquem inchados, deformando a bateria.

Portanto, se ao verificar a bateria, ela estiver dessa maneira, troque-a o mais rápido possível, pois ela pode romper e danificar o seu celular, trazendo vários prejuízos para o aparelho.

Uma dica simples

Trocar a bateria do celular certamente facilitará bastante a sua vida (Foto: Divulgação)

Outra opção interessante, entre as dicas para saber quando é hora de trocar a bateria do celular, é fazer um teste simples. Desligue o aparelho e o conecte à tomada, deixando-o carregar durante seis horas.

Passado o período, tire o telefone da tomada, religue o dispositivo e verifique o indicador da bateria. Se ele não estiver em 100%, pode ser a hora de comprar uma bateria nova e realizar a troca, para garantir um melhor funcionamento do aparelho.

Recomendado para você
Tecnologia

Como criar um QR Code

Tecnologia

Sky Pré-Pago Onde Comprar, Quanto Custa, Assinatura

Serviços

Activia GVT Login

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *