Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Quando Dizer Não – Como Impor Limites aos Filhos

A educação dos filhos é um problema que afeta a maioria dos pais modernos, que não conseguem impor limites.

Atualmente os pais modernos passam mais tempo trabalhando do que em casa com os filhos. Isso traz uma série de problemas na educação dos mesmos, pois na tentativa de suprir a falta acabam fazendo todas as vontades dos filhos, mesmo que sejam coisas inviáveis. Mas o que fazer para que as crianças possam ser bem educadas, sem causar opressão, mas impondo limites?

É importante impor limites às crianças (Foto: Divulgação)

É importante impor limites às crianças (Foto: Divulgação)

Impondo limites aos filhos

Muitos pais deixam muito a desejar quando o assunto é impor limites aos filhos. É importante evitar as adulações, fazer chantagem, subornar, ameaçar e punir, pois dessa forma você estará poupando suas energias e mantendo sua dignidade como pai ou mãe. As crianças são insistentes naquilo que desejam e por fazerem birra, na maioria das vezes conseguem o que querem. Você precisa ser forte e firme na sua decisão e não voltar a traz. Depois que dizer não, deverá manter a sua palavra.

As ameaças não funcionam bem (Foto: Divulgação)

As ameaças não funcionam bem (Foto: Divulgação)

Não deixe se levar pela emoção

Quando você pede algo e mantém a emoção distante as crianças aprenderão que quando você pede para elas fazerem algo elas não tem outra saída, terão que fazer sem reclamar. As crianças são espertas e sabem direitinho quando devem obedecer e fazer manha. É preciso que os pais saibam agir com seriedade na hora devida para que as crianças aprendam a respeitar e levar a sério as suas decisões.

Mostre sua autoridade de pai ou mãe não deixe a emoção falar mais alto (Foto: Divulgação)

Mostre sua autoridade de pai ou mãe não deixe a emoção falar mais alto (Foto: Divulgação)

Não ameace

As ameaças não podem ocorrer na educação das crianças, se você ameaçar deverá cumprir, no entanto a maioria das ameaças são feitas com o objetivo de persuadir as crianças para que elas executem o que lhes foi proposto. Esse tipo de atitude só vai complicar ainda mais a situação entre pais e filhos. É importante mostrar para as crianças que elas precisam fazer as suas tarefas sem questionar os pais para que possam ter uma vida saudável equilibrada para ambos.

Uma boa conversa pode trazer os melhores resultados (Foto: Divulgação)

Uma boa conversa pode trazer os melhores resultados (Foto: Divulgação)

Educação dos filhos não tem cartilha

Não existe uma regra para a educação dos filhos, cada pai deve saber impor os seus limites e dizer “Não” na hora certa para que as crianças saibam respeitar os pais e superiores. A educação das crianças deve começar em casa pelos pais mostrando o que é certo e o que é errado fazendo com que elas entendam que tem limites e que não podem ultrapassá-los. Ceder aos apelos e chantagens dos filhos para que fiquem quietos está errado, cabe aos pais serem firmes em suas decisões, por mais que doa, pois é para o bem dos filhos, para que se tornem adolescentes saudáveis e capacitados para enfrentarem as adversidades do dia a dia.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL