Menu

Curiosidades

Atualizado em 8 de dezembro de 2011, às 17:18 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Qual o melhor país para viver?

A Finlândia se destaca com seu sistema educacional e lidera o ranking dos melhores países para se viver, de acordo com a revista Newsweek.

344255 Qual o melhor país para viver 2 Qual o melhor país para viver?

Segundo o ranking da revista norte-americana Newsweek, a Finlândia é considerada o melhor país para se viver. Situado no norte da Europa o país apresenta uma economia desenvolvida, sistema de saúde capacitado e acima de tudo o melhor sistema educacional do mundo. Cerca de 100 países foram avaliados para a montagem do ranking em agosto de 2010, estando o Brasil na 48ª posição.

Para conceder o título de “melhor país para se viver”, a pesquisa procurou comparar cinco setores: sistema educativo, política, saúde pública, qualidade de vida e economia. A Finlândia se destacou em todos os aspectos, seguida por Suíça e Suécia.

Economia

Possui uma economia desenvolvida e em ritmo de crescimento, assumindo a 8ª posição no ranking nesse setor. O país é líder mundial no setor de telecomunicações e se destaca no mercado pelo perfil moderno e competitivo.

Educação

344255 Qual o melhor país para viver Qual o melhor país para viver?

Com o melhor sistema educacional do mundo, a Finlândia serve de referência para outros países. Apesar das escolas possuírem instalações simples, elas procuram inovar com um método diferenciado de ensino e com a qualificação dos professores. Para criar instituições de qualidade, a Finlândia aumentou as responsabilidades dos docentes e procura avaliar constantemente o aprendizado dos alunos através de testes aplicados em todas as escolas do país. De todas as escolas existentes na Finlândia, 99% são públicas.

Segurança e Qualidade de Vida

O povo finlandês é muito civilizado e violência no país possui índices baixos. Os brasileiros que moram na Finlândia declaram que possuem tranquilidade o suficiente para dormir de porta aberta e a qualidade de vida no país é um ponto favorável para trabalhar, estudar e construir uma família.

Política

A Finlândia é uma democracia que aparece entre as nações menos corruptas do mundo. A atual presidente é Tarja Halonen.

Conhecendo um pouco da Finlândia

344255 Qual o melhor país para viver 1 Qual o melhor país para viver?

A Finlândia é um país com cerca de 5,3 milhões de habitantes, integrante da União Européia desde 1995 e tem o euro como a sua moeda oficial. O país é conhecido por suas belas paisagens, compostas por lagos magníficos e florestas preservadas. O território ainda é marcado pelos dias nos quais não há o pôr-do-sol e sim as “noites brancas” de verão. Já durante o inverno, a Finlândia permanece oito semanas no escuro.

As peculiaridades climatológicas da Finlândia não impediram o desenvolvimento do povo e do território. No entanto, os finlandeses não mostram emoções, gostam do silêncio e são bastante fechados para as relações humanas. Os brasileiros que se arriscam na Finlândia descobrem um país com difícil adaptação, tanto no que diz respeito ao clima como também no convívio com a população.

Helsínquia é a capital da Finlândia e possui vários pontos turísticos para recepcionar os visitantes. O maior jardim zoológico do país está situado nessa cidade e reúne várias espécies de animais maravilhosos. Quem gosta de cultura com certeza se sentirá familiarizado com uma visita ao Museu Nacional da Finlândia, que possui uma arquitetura no estilo medieval neo-romântico.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.