Menu

Criança

Atualizado em 23 de abril de 2013, às 13:15
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Qual é o melhor tipo de termômetro?

Existem diversos tipos de termômetros no mercado. Descubra qual o melhor tipo de termômetro.

A febre é um problema que assusta várias mães e, infelizmente, nem sempre dá pra confiar no termômetro e saber exatamente qual a temperatura da criança. Porém, é possível encontrar no mercado um ampla variedade de termômetros indicados para cada tipo de paciente, capazes de auxiliar nessa tarefa. Saiba mais sobre o assunto e conheça o melhor tipo de termômetro para cada caso.

Saiba o que fazer quando a criança está com febre.

611998 O termômetro digital ainda é o que possui melhor custo benefício. Qual é o melhor tipo de termômetro?O termômetro digital ainda é o que possui melhor custo-benefício. (Foto: divulgação)

Termômetro digital

O termômetro digital consiste na versão mais moderna no antigo termômetro de mercúrio. As vantagens é que, além de uma medição mais rápida e prática, não é preciso chacoalhar o produto para abaixar o mercúrio e nem se preocupar com o risco do material se quebrar e provocar ferimentos.

Esses modelos de termômetros são mais recomendados quando se deseja realizar a leitura da temperatura axilar ou retal em crianças menores ou leitura oral, quando o pequeno tem idade suficiente para colocar a ferramenta na boca. A leitura do termômetro digital é bastante precisa quando realizado por via retal, porém pode ser bastante incômoda.

Chupeta termômetro

O termômetro chupeta é uma alternativa bastante prática para medir a temperatura de crianças. Esses dispositivos possuem o termômetro acoplado dentro do bico da chupeta, apresentando um display na parte frontal do produto que permite realizar a leitura da temperatura.

Infelizmente esse método de medida da temperatura não é muito apreciado pelos especialistas, pois não possuem os sinais de alarme para avisar aos pais quando a leitura está completa e se o produto permaneceu por tempo suficiente na boca da criança.

611998 A chupeta termômetro não é a melhor opção. Qual é o melhor tipo de termômetro?A chupeta termômetro não é a melhor opção. (Foto: divulgação)

Termômetro de ouvido

Geralmente os termômetros de ouvido utilizam sensores infravermelhos para medir a temperatura e por isso costumam apresentar uma leitura bastante rápida. Infelizmente esse modelo não tem se mostrado tão preciso quanto esperado, e é possível ocorrer variação nas medidas. Apesar de não haver problema na ocorrência de pequenas oscilações na medida da temperatura de crianças maiores e lactentes, a exatidão é indispensável no uso em bebês.

Termômetros temporais

Os termômetros de testa, que aferem a temperatura na região da artéria temporal, são os mais modernos para medir a temperatura de maneira não invasiva. Sua utilização pode ser tão suave que é possível usá-lo enquanto a criança dorme. De acordo com os entendidos no assunto, esse tipo de medida é tão precisa quanto a retal, além de ser mais eficiente para detectar mudanças rápidas de temperatura.

Esclareça algumas dúvidas sobre a febre.

611998 O termômetro temporal é o mais moderno. Qual é o melhor tipo de termômetro?O termômetro temporal é o mais moderno. (Foto: divulgação)

A variedade de termômetros disponíveis no mercado pode acabar dificultando a tarefa de escolher o produto mais adequado para medir a temperatura de crianças. De acordo com os estudos sobre o assunto, a opção com melhor custo-benefício continua sendo o termômetro digital, que é fácil de encontrar, possui preço acessível e apresenta a precisão necessária para ser usado em bebês.