Menu
Você está em: MundoDasTribos > QR CODE: o que é, como funciona

O código criado por uma empresa japonesa na década de 90 é hoje bastante usado, podendo ser escaneado por qualquer celular com câmera VGA e um aplicativo próprio para a decodificação.
Por Andre -

É cada vez mais comum o uso do QR Code em jornais, revistas, campanhas publicitárias e embalagens de produtos, entre outras plataformas, gerando muita curiosidade em algumas pessoas, que ficam sem saber do que se trata aquela pequena figura em preto e branco, que mais se parece com vários labirintos.

O pequeno código criado por uma empresa japonesa, em 1994, está bastante popular hoje em dia (Foto: Divulgação)

O QR Code é um código de barras em duas dimensões (2D), ao contrário daquele tradicional código de barras que encontramos em vários produtos, que trabalha apenas com uma dimensão (a horizontal). Ele foi criado em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave, para ser utilizado inicialmente na indústria automotiva, facilitando a identificação das peças dos carros na linha de produção.

Devido à sua alta capacidade de armazenamento de dados e à facilidade de leitura do código em qualquer celular com câmera VGA, o QR Code passou a ser bastante utilizado, cerca de 10 anos após a sua criação, em campanhas de marketing, tendo a difusão facilitada pela popularização dos telefones móveis.

Saiba Como criar um QR Code

Como funciona o QR Code

O QR Code pode trazer várias informações armazenadas, sendo um grande avanço ao tradicional código de barras (Foto: Divulgação)

O QR Code é constituído por vários códigos e caracteres decodificados em uma imagem de formato quadrado, que necessita de um aplicativo para a conversão dos dados, permitindo o acesso ao conteúdo.

Para tanto, é necessário tirar uma foto do QR Code que você encontrar, utilizando uma câmera simples de qualquer telefone celular (não necessita de altas resoluções), e depois usar um aplicativo para a conversão da imagem e a posterior leitura do código bidimensional.

Após a decodificação, o QR Code pode levar um link para determinado site, onde você encontrará conteúdo exclusivo, como acontece nos casos das campanhas publicitárias, ou se transformar em uma pequena mensagem ou trecho de texto, entre várias outras utilidades.

Aplicativos para a leitura de QR Code

Com uma câmera VGA e um aplicativo para celular você pode fazer a leitura do QR Code (Foto: Divulgação)

Existem diversos aplicativos para a leitura de QR Code, que podem ser instalados em qualquer celular, desde os mais simples aos mais modernos smartphones, lembrando que o aparelho deve ter uma câmera integrada, para você fotografar o código.

Para quem possui um smartphone com Android, o app QR Droid é uma boa opção. Ele pode ser baixado gratuitamente no Google Play, onde você encontra outros apps do tipo. Já para os usuário do iPhone, o app Qrafter, disponível no iTunes, permite tanto a leitura quanto a criação de QR Code.

Outra opção: Barcode Scanner para Android

No caso de quem possui um BlackBerry, o app BlackBerry QR-Code Reader pode ser de grande valia. E se você tem um celular mais antigo, também pode baixar aplicativos para a leitura de QR Code, pesquisando no seu buscador favorito.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL