Provas do Enem 2016

PUBLICIDADE

Milhões de estudantes já estão se preparando para as provas do Enem 2016. Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro em todo o Brasil. Leia a matéria para conhecer mais detalhes sobre a avaliação.

Milhões de brasileiros se inscreveram no Enem 2016. (Foto Ilustrativa)
Milhões de brasileiros se inscreveram no Enem 2016. (Foto Ilustrativa)

Quando foi criado, em 1998, o Enem tinha como objetivo avaliar a qualidade da educação brasileira. A partir de 2010, no entanto, o exame mudou de formato e passou a ser considerado a porta de entrada para a faculdade.

É por meio da nota no Enem que os estudantes conseguem uma bolsa de estudo pelo Prouni ou uma vaga na universidade pública pelo Sisu. Recentemente, a participação no Enem também se tornou obrigatória para quem deseja fazer o FIES.

PUBLICIDADE

Provas do Enem 2016

Nesta edição, o Enem contou com uma série de mudanças. A taxa de inscrição, por exemplo, ficou um pouco mais cara, passando de R$65,00 para R$68,00. O INEP também anunciou que, pela primeira vez, coletará as impressões digitais dos estudantes.

Como vai funcionar o Enem 2016?

As provas do Enem 2016 serão aplicadas nos dias 5 (sábado) e 6 (domingo) de novembro. No primeiro dia de exame, os candidatos terão que resolver 90 questões de ciências da natureza e ciências humanas. Já no segundo dia de prova, o exame abordará temas relacionados à matemática, linguagens e, por fim, a redação.

A prova é realizada em dois dias e tem 180 questões. (Foto Ilustrativa)
A prova é realizada em dois dias e tem 180 questões. (Foto Ilustrativa)

O Enem 2016 vai continuar rigoroso com relação a aplicação das provas. Nos dois dias, os portões permanecerão abertos das 12h às 13h. Os candidatos que chegarem depois desse horário não poderão participar do exame.

As provas serão início às 13h30min, assim como aconteceu nas edições anteriores. No primeiro dia, o tempo de realização é de 4 horas e 30 minutos. Já no segundo dia, o tempo máximo é de 5 horas e 30 minutos.

Estrutura da prova do Enem

O Enem 2016 é realizado em dois dias, totalizando 180 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. Na parte de ciências humanas, o candidato precisa demonstrar os seus conhecimentos sobre história, geografia, filosofia e sociologia. Já as perguntas de ciências da natureza testam os conhecimentos sobre biologia, química e física.

Na prova de linguagens, são avaliados os conhecimentos sobre português, língua estrangeira, artes e educação física. No caso da prova de matemática e suas tecnologias, todas as questões abordam a área de matemática.

PUBLICIDADE

Locais de prova Enem 2016

O local de prova estará disponível no cartão de confirmação. (Foto Ilustrativa)
O local de prova estará disponível no cartão de confirmação. (Foto Ilustrativa)

O local de prova do Enem poderá ser consultado no cartão de confirmação da inscrição, através do site enem.inep.gov.br/participante. Pelo segundo ano consecutivo, esse cartão não será enviado pelos Correios, por uma questão de economia e praticidade.

O cartão de confirmação Enem 2016 é um documento muito importante para o candidato. Além de contar o endereço do local de prova, ele também apresenta informações como número de inscrição, data, hora e opção de língua estrangeira.

E aí? Ficou alguma dúvida sobre as provas do Enem 2016? Leia atentamente o edital oficial e obtenha mais informações.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.