Prouni 2016

PUBLICIDADE

As inscrições para o Prouni 2016 devem começar na próxima terça-feira, dia 19 de janeiro, de acordo com o calendário divulgado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). O Prouni, que recentemente enfrentou boatos de seu e da redução de 100% das bolsas para 50%, é um programa que ajuda muitos jovens sem renda a ingressar na universidade em busca de estudos e melhorias de vida por conta da profissão e também devido ao empenho.

Prouni 2016 (Foto: Exame/Abril)
Prouni 2016 (Foto: Exame/Abril)

Prouni 2016

O Prouni 2016 (Programa Universidade para Todos) é um projeto criado pelo Governo Federal com o objetivo de aumentar o acesso dos estudantes da rede pública ao ensino superior. A partir de parcerias com instituições privadas, o Prouni concede bolsas de estudo parciais e integrais em diversos cursos de graduação pelo Brasil.

Leia mais informações sobre: Prouni 2016: Como se cadastrar

PUBLICIDADE

Como ter acesso ao programa?

Além desta etapa, segunda deve ocorrer para inscrição do programa Foto: Exame/Abril)
Além desta etapa, segunda deve ocorrer para inscrição do programa Foto: Exame/Abril)

Para ter direito ao Prouni, é necessário que o estudante conquiste uma boa nota no Enem e comprove a sua renda inferior a três salários mínimos. Após a inscrição, o MEC vai selecionar os melhores candidatos e assim fazer a distribuição de bolsas com base na lista de classificados. Normalmente a seleção acontece a cada semestre, na etapa de janeiro e julho, e em poucos anos de programa já foram oferecidas mais de 90 mil bolsas de estudos.

Sem mudanças

Programa não sofre alterações, ao contrário das especulações Foto: Exame/Abril)
Programa não sofre alterações, ao contrário das especulações Foto: Exame/Abril)

Alguns estudantes se mostram duvidosos a respeito de como funcionará o programa no próximo ano, isso porque mudanças foram instituídas ao Enem, prova determinante para a distribuição de bolsas. O Prouni manterá a mesma estratégia de seleção, mas procure ficar atento ao site oficial do MEC para se manter informado sobre todas as notícias a respeito do programa. Ou seja, até o momento tudo está em ordem e o programa funcionará normalmente.

Leia mais informações sobre: Prouni inscrições e vagas 2016

Como fazer minha inscrição?

Depois de ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o estudante deve ficar atento ao prazo. Normalmente, logo na abertura das inscrição para o Prouni, o sistema fica instável devido a demanda de gente tentando acessar e se cadastrar para conseguir a bolsa de estudo. Então, o jeito é se adequar e não ficar desespero. O site do programa é este aqui e por ele mesmo você já pode seguir as instruções para se inscrever. Cuidado com links falsos e nada de sair preenchendo milhares de dados sem ter certeza da veracidade do site.

PUBLICIDADE
Centenas de estudantes fizeram o Enem para conquistar uma bolsa de estudos (Foto: Exame/Abril)
Centenas de estudantes fizeram o Enem para conquistar uma bolsa de estudos (Foto: Exame/Abril)

Normalmente o prazo para inscrição não é muito longo, mas o ideal é acessá-lo no final da noite e no começo da madrugada, quando o sistema deve estar mais leve e o número de pessoas online cai bastante. Siga o passo a passo e preencha as informações com calma e atenção, escolha a universidade e veja se a nota bate para dar entrada ao pedido. Quem tiver mais dúvidas, pode acompanhar os artigos especiais que criamos para ajudar você a conquistar sua bolsa de estudo. Fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.