Prostatectomia: O Que É?

PUBLICIDADE

Os homens precisam desde cedo se prevenir e sempre fazer o exame PSA, que ajuda a detectar problemas na próstata.

Porém, alguns homensa acabam desenvolvendo câncer nesta região e precisam ser submetidos a uma prostatectomia, que é a remoção cirurgica de parte ou de toda a próstata. É realizada em casos de tumores (cancer de próstata) e quando a próstata se torna muito grande (hiperplasia benigna de próstata), a ponto de restringir o fluxo de urina através da uretra.

Existem várias  maneiras de se realizar essa remoção:

PUBLICIDADE

Ressecção transuretral de próstata (RTUP ou TURP): um cistoscópio é passado pela uretra até a próstata, onde o tecido que circunda a próstata é removido. É uma operação comum para hiperplasia benigna de próstata (HBP) e os resultados são excelentes para uma grande porcentagem dos pacientes (80-90%). Uma operação mais segura e refinada é por meio de um laser vermelho de alta potência “holmium”.

Prostatectomia aberta: é um procedimento cirúrgico que envolve uma incisão na pele e a enucleação do adenoma prostático, através da cápsula prostática (prostatectomia retropúbica) ou através da bexiga (prostatectomia suprapúbica). É realizada quando a próstata tiver um tamanho extremamente grande.

Laparoscópica: quatro pequenas incisões são feitas no abdômen e a próstata inteira é removida, preservando nervos que são mais facilmente lesados por uma abordagem retropúbica ou suprapúbica. A prostatectomia laparoscópica possui mais vantagens que a operação perineal ou retropúbica, sendo mais econômica que a técnica cirúrgica auxiliada por um robô.

Prostatectomia roboticamente auxiliada: nessa operação, os braços robóticos laparoscópicos são controlados por um cirurgião. O robô fornece ao cirurgião muito mais destreza e liberdades de movimentos que a laporoscopia convencional, enquanto oferece as mesmas vantagens em relação a prostectomia aberta: incisões muito menores, menos dor, menos sangramento, menor risco de infecção, menor tempo de cura e menor tempo de estadia no hospital. Apesar dos custos deste tipo de procedimentos ainda serem altos, os preços estão baixando rapidamente.

PUBLICIDADE

Prostatectomia perineal radical: uma incisão é feita no períneo, entre o reto e o escroto, e a próstata é removida. A prostatectomia radical é realizada para tratamento do câncer de próstata.

Prostatectomia repúbica radical: uma incisão é feita no abdômen inferior e a próstata é removida, saindo por trás do osso púbico (retropúbica).

PUBLICIDADE

Mas, o ideal é que os homens se previnam, sempre buscando realizar os exames específicos, e dessa forma evitar o pior.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.