Pronatec Rural: cursos para zona rural 2012

O Pronatec também vai beneficiar os moradores e trabalhadores da zona rural, interessados em melhorar a qualificação profissional

Os moradores e os trabalhadores da zona rural também serão beneficiados com os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo governo federal no final de 2011 e que tem o objetivo de capacitar milhões de brasileiros nos próximos quatro anos.

Trata-se do Pronatec Rural, voltado aos jovens e agricultores familiares, que poderão ter acesso ao ensino técnico gratuito e também a uma maior inclusão social, obtendo as mesmas chances de capacitação oferecidas para os trabalhadores urbanos. A expectativa, conforme a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o Ministério do Desenvolvimento Social (MDA) e o Ministério da Educação (MEC), é de que sejam oferecidas cerca de 120.000 vagas até o ano de 2014.

Os cursos para zona rural 2012, promovidos pelo Pronatec Rural, serão desenvolvidos de forma a respeitar as características produtivas de cada região, incrementando a formação profissional do homem do campo, que poderá ter vários benefícios com os conhecimentos e técnicas que serão aprendidos durante a participação nas aulas.

Outras opções: Cursos gratuitos Senar MS 2012

Cursos oferecidos

O curso de bovinocultura de leite é uma das opções do Pronatec Rural

Para a primeira etapa do Pronatec Rural 2012, serão oferecidos os cursos de horticultura, aquicultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, fruticultura, avicultura de pequeno porte, sistemas de irrigação e beneficiamento de mandioca, entre outras opções baseadas nas características locais.

Os cursos gratuitos do Pronatec Rural serão desenvolvidos pelas redes estaduais e federais de educação, tendo como parceiras no projeto as Escolas Técnicas e as Universidades Federais.

A carga horária mínima de cada habilitação será de 160 horas-aula, das quais 88 horas/aula serão dedicadas à prática, 32 horas/aula exclusivas para a teoria e 40 horas/aula voltadas para o empreendedorismo. Os estudantes deverão atingir, pelo menos, 75% de frequência para que sejam aprovados e obtenham o certificado de conclusão.

Outra informação importante é que os alunos poderão receber auxílio para a alimentação e o transporte, além de kits para os cursos que necessitem de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Em outra área: Curso gratuito de eletricistas RJ 2012

Onde se inscrever

O SENAR é uma das instituições parceiras do Pronatec Rural

Os interessados em participar dos cursos gratuitos 2012 do Pronatec Rural devem procurar a prefeitura da cidade onde residem para verificarem as informações a respeito do programa no município. Também é possível conferir as novidades sobre o Pronatec Rural através do site do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), www.senar.org.br.

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0