Search

Pronatec Rural: cursos para zona rural 2012

Até 2014, mais de 100.000 jovens e agricultores familiares deverão ser capacitados em todo o Brasil, por meio dos cursos gratuitos do Pronatec Rural.
Google plus

O Pronatec também vai beneficiar os moradores e trabalhadores da zona rural, interessados em melhorar a qualificação profissional

Os moradores e os trabalhadores da zona rural também serão beneficiados com os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo governo federal no final de 2011 e que tem o objetivo de capacitar milhões de brasileiros nos próximos quatro anos.

Trata-se do Pronatec Rural, voltado aos jovens e agricultores familiares, que poderão ter acesso ao ensino técnico gratuito e também a uma maior inclusão social, obtendo as mesmas chances de capacitação oferecidas para os trabalhadores urbanos. A expectativa, conforme a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o Ministério do Desenvolvimento Social (MDA) e o Ministério da Educação (MEC), é de que sejam oferecidas cerca de 120.000 vagas até o ano de 2014.

Os cursos para zona rural 2012, promovidos pelo Pronatec Rural, serão desenvolvidos de forma a respeitar as características produtivas de cada região, incrementando a formação profissional do homem do campo, que poderá ter vários benefícios com os conhecimentos e técnicas que serão aprendidos durante a participação nas aulas.

Outras opções: Cursos gratuitos Senar MS 2012

Cursos oferecidos

O curso de bovinocultura de leite é uma das opções do Pronatec Rural

Para a primeira etapa do Pronatec Rural 2012, serão oferecidos os cursos de horticultura, aquicultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, fruticultura, avicultura de pequeno porte, sistemas de irrigação e beneficiamento de mandioca, entre outras opções baseadas nas características locais.

Os cursos gratuitos do Pronatec Rural serão desenvolvidos pelas redes estaduais e federais de educação, tendo como parceiras no projeto as Escolas Técnicas e as Universidades Federais.

A carga horária mínima de cada habilitação será de 160 horas-aula, das quais 88 horas/aula serão dedicadas à prática, 32 horas/aula exclusivas para a teoria e 40 horas/aula voltadas para o empreendedorismo. Os estudantes deverão atingir, pelo menos, 75% de frequência para que sejam aprovados e obtenham o certificado de conclusão.

Outra informação importante é que os alunos poderão receber auxílio para a alimentação e o transporte, além de kits para os cursos que necessitem de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Em outra área:Curso gratuito de eletricistas RJ 2012

Onde se inscrever

O SENAR é uma das instituições parceiras do Pronatec Rural

Os interessados em participar dos cursos gratuitos 2012 do Pronatec Rural devem procurar a prefeitura da cidade onde residem para verificarem as informações a respeito do programa no município.Também é possível conferir as novidades sobre o Pronatec Rural através do site doServiço Nacional de Aprendizagem Rural(SENAR),www.senar.org.br.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top