Pronatec RJ: Cursos gratuitos Macaé 2013

Os moradores da cidade de Macaé, que estão querendo entrar no mercado de trabalho, têm uma ótima oportunidade de qualificação profissional que pode ajudar nesse sentido. Estão abertas as inscrições para quatro cursos profissionalizantes gratuitos, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos gratuitos para formação de eletricista predial, soldador 6 G, auxiliar administrativo e almoxarife vão acontecer a partir dessa primeira semana de fevereiro. Outras 25 capacitações profissionais estão previstas para serem ministradas ainda este ano.

Leia mais sobre: Cursos gratuitos Faetec RJ 2013

O Pronatec está oferecendo vagas em cursos gratuitos em Macaé (Foto: Divulgação)

Vagas do Pronatec nessa primeira etapa do projeto

Nesta primeira etapa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está oferecendo 20 oportunidades para o curso de soldador, com duração de 220 horas. As demais capacitações profissionais, também realizadas pelo Senai, possuem carga horária de 160 horas e o seguinte número de oportunidades: auxiliar administrativo (40 colocações), eletricista predial (30 postos) e almoxarife (40 vagas).

O Pronatec recebe inscrições até o dia 8 de fevereiro (Foto: Divulgação)

Inscrições nos cursos gratuitos do Pronatec

As oportunidades nesta primeira fase dos cursos gratuitos do Pronatec em Macaé são para o período noturno, das 18 às 22 horas. Os cadastros devem ser realizados na secretaria de Trabalho e Renda, localizada na Rua Dr. Télio Barreto, 28, Centro, das 9 às 16 horas, até o dia 8 de fevereiro. Os interessados em se candidatar nos cursos de auxiliar administrativo devem ter concluído o Ensino Médio. Para as demais modalidades é necessário somente ter o Ensino Fundamental completo.

Saiba mais sobre: Senai Cetiqt – cursos gratuitos 2012-2013

As colocações em cursos gratuitos do Pronatec nessa região tem público-alvo voltado para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), como o programa federal Bolsa Família. Pessoas desempregados também terão uma prioridade no processo de seleção dos cursos.

Para a inscrição no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, os cadastrados no CadÚnico precisam apresentar ainda documentos originais e cópias da identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e de escolaridade (declaração, histórico ou diploma), Número de Identificação Social (NIS),  além de duas fotos 3×4. Já os desempregados, no lugar do NIS, necessitam apresentar a carteira de trabalho e cópias das páginas de identificação e da última assinatura empregatícia.

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0