Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Educação > Pronatec Fortaleza 2013: cursos técnicos gratuitos

Pronatec Fortaleza 2013: cursos técnicos gratuitos

Nos últimos anos, houve um aumento significativo nos investimentos destinados a democratização do ensino profissionalizante no país. O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Profissionalizante Técnico e Emprego), por exemplo, criado em 2011 pelo governo federal, é reflexo desta nova realidade. O programa surgiu com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

O Pronatec foi criado com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. (Foto: Divulgação).

A iniciativa também visa melhorias na qualidade do ensino médio, bem como construção, reforma e ampliação de escolas que ofereçam formação profissionalizante, contemplando também o aumento da quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação tecnológica, e o aumento das oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada.

Informações sobre cursos gratuitos no Pronatec RS 2013.

Para isso, o Pronatec desenvolve um conjunto de iniciativas que incluem atividades como o Programa Brasil Profissionalizado, Expansão da Rede Federal, Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem, Fies Técnico e Empresa, Bolsa Formação e Rede e-TecBrasil, onde são oferecidos gratuitamente cursos na modalidade à distância.

Cursos gratuitos do Pronatec Fortaleza

O Pronatec em Fortaleza oferece cursos para diversas áreas do mercado de trabalho. (Foto: Divulgação).

Presente em todo o país, o programa oferece cursos em parceria com os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os centros de Educação Tecnológica e as entidades do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai, Senac e Senat).

Os cursos gratuitos do Pronatec em Fortaleza, por exemplo, são voltados para vários setores do mercado de trabalho. Entre os mais procurados, estão os cursos de montagem e manutenção de computadores, instalador de rede de TV a cabo e via satélite, monitor de recreação, torneiro mecânico, assistente de produção, massagista, auxiliar em administração de redes, fotógrafo e operador de computador.

Veja também: Pronatec Senac MG – cursos gratuitos em Araxá 2013.

Quem pode participar

Para participar do programa, o candidato deve se inscrever em sua página na internet. (Foto: Divulgação).

Podem participar dos cursos do Pronatec de Fortaleza candidatos com família inscrita no Cadastro Único, que tenham entre 18 e 59 anos de idade e grau de escolaridade compatível com o curso escolhido.

As inscrições no Pronatec 2013 devem ser feitas no site pronatec.mec.gov.br. Basta informar seu estado e grau de escolaridade e, então, escolher uma das opções disponíveis. Também é necessário preencher um formulário com seus dados pessoais. Aproveite!

Recomendado para você
Educação

Enade 2017: Provas, Datas, Quem precisa fazer

Educação

Objetivo do TCC: 10 Dicas para escrever corretamente

Educação

Caderno do Aluno 2017: material do governo de SP

Educação

TCC na Área de Saúde: 10 ideias de temas para você apresentar

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *