Pronatec como se inscrever nos cursos técnicos 2016

Você está em busca de cursos técnicos 2016? Então saiba que o Pronatec está se preparando para oferecer vagas gratuitas em todo o país. Mesmo com as incertezas do Governo Temer, o programa deve continuar ajudando a qualificar milhares de brasileiros.

O Pronatec se encarrega de capacitar profissionais gratuitamente. (Foto Ilustrativa)
O Pronatec se encarrega de capacitar profissionais gratuitamente. (Foto Ilustrativa)

CONTEÚDO

Vagas Pronatec 2016

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi lançado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de melhorar a qualidade da mão de obra, gerar empregos e estimular o desenvolvimento do país. Nos quatro primeiros anos de história, a iniciativa ofertou 8,1 milhões de vagas para cursos gratuitos, distribuídos em mais de 4.300 cidades.

Em 2015, o Governo Federal anunciou o Pronatec 2.0, com a missão de ampliar o número de vagas para cursos profissionalizantes. Só no ano passado, o programa realizou 1,3 milhão de matrículas. Para 2016, o Pronatec espera ofertar mais 2 milhões de oportunidades, conforme o anúncio de Dilma Rousseff (presidente afastada).

Cursos gratuitos Pronatec 2016

O Pronatec trabalha com duas modalidades de educação profissional: Formação Inicial e Continuada (FIC) e Ensino Técnico. No primeiro caso, o programa tem mais de 600 opções de cursos gratuitos, com carga horária de 160 horas ou mais.

Mais de 220 cursos técnicos integram o programa. (Foto Ilustrativa)
Mais de 220 cursos técnicos integram o programa. (Foto Ilustrativa)

Já a modalidade de habilitação técnica tem cursos mais duradouros, ou seja, com no mínimo 800h cada. No momento, o Pronatec trabalha com 220 títulos gratuitos, que pertencem aos 13 eixos tecnológicos do programa.

Os cursos gratuitos Pronatec 2016 são ofertados em todo o país, graças à parceria mantida com instituições públicas e privadas. Os principais parceiros do programa são: Senai, Senat, Senar, Escolas Técnicas Estaduais e Institutos Federais.

Cursos técnicos Pronatec 2016

As vagas para cursos técnicos Pronatec 2016 se dividem nas seguintes áreas: Ambiente, Saúde e Segurança, Controle e Processos Industriais, Militar, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Desenvolvimento Educacional e Social, Informação e Comunicação, Gestão e Negócios, Infraestrutura, Produção Industrial, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Entre os cursos técnicos mais procurados do Pronatec, vale destacar: Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Enfermagem, Técnico em Logística e Técnico em Informática.

Inscrições Pronatec 2016

Técnico em informática é uma opção de curso gratuito. (Foto Ilustrativa)
Técnico em informática é uma opção de curso gratuito. (Foto Ilustrativa)

Ainda não há informações sobre a abertura do período de inscrições Pronatec 2016 para cursos técnicos. Os brasileiros interessados nas vagas normalmente se inscrevem através do Sisutec (sisutec.mec.gov.br), um sistema de seleção unificado semelhante ao Sisu.

Na edição anterior, as inscrições do Sisutec foram abertas entre os meses de junho e julho de 2015, com o objetivo de preencher 83.641 vagas em 515 municípios.

Continue acompanhando as atualizações do Mundo das Tribos, pois em breve teremos novidades sobre cursos técnicos 2016 do Pronatec.

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0