Menu

Cursos

Atualizado em 24 de setembro de 2013, às 13:51 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Pronatec-Campo: cursos gratuitos para produtores rurais

O Pronatec-Campo está oferecendo 230 vagas para cursos gratuitos que esperam ampliar os conhecimentos de trabalhadores rurais do Acre.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está investindo em cursos de qualificação no meio rural. As oportunidades estão disponíveis em todo o Brasil e prometem contribuir com o preparo dos profissionais que trabalham no campo.

656665 Pronatec Campo cursos gratuitos para produtores rurais Pronatec Campo: cursos gratuitos para produtores ruraisO Pronatec está oferecendo cursos no meio rural. (Foto:Divulgação)

Pronatec-Campo tem vagas no Acre

O Pronatec-Campo abriu vagas para cursos gratuitos no Acre. A iniciativa espera capacitar à mão-de-obra de 230 pessoas nos próximos meses.

Para participar do Pronatec-Campo, o candidato precisa ser trabalhador rural e ter idade mínima de 16 anos. As aulas serão ministradas nas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), que estão presentes nas comunidades rurais do estado.

Cada curso oferecido pelo Pronatec-Campo tem duração média de dois meses e meio. As aulas serão promovidas aos finais de semana nas cidades de Acrelândia, Plácido de Castro, Assis Brasil, Xapuri e Sena Madureira.

Inscrições Pronatec-Campo no Acre

656665 Pronatec Campo cursos gratuitos para produtores rurais 2 Pronatec Campo: cursos gratuitos para produtores ruraisAs inscrições para os cursos no Acre permanecem abertas até o dia 30 de setembro. (Foto:Divulgação)

Para se inscrever em um dos cursos gratuitos Pronatec-Campo é muito simples, basta procurar um escritório da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) nos municípios onde serão ministradas as capacitações.  O período de inscrição se estende até 30 de setembro.

O Pronatec-Campo não vai aplicar uma prova para selecionar os alunos. As turmas serão montadas através de um sorteio público. O resultado oficial será divulgado no dia 4 de outubro.

Cursos Pronatec-Campo no Acre

Confira a seguir mais informações sobre os cursos para trabalhadores rurais no Acre:

Agricultor familiar: é responsável por produzir em propriedades rurais de pequeno e médio porte, com a ajuda da família. O curso de 200 horas está disponível em Acrelândia, Assis Brasil, Sena Madureira e Xapuri.

656665 Pronatec Campo cursos gratuitos para produtores rurais 1 Pronatec Campo: cursos gratuitos para produtores ruraisA iniciativa quer ampliar os conhecimentos dos trabalhadores rurais. (Foto:Divulgação)

Operador de Usina de Compostagem: os alunos aprendem a acompanhar e controlar o processo de estabilização dos resíduos orgânicos para produzir húmus.  O curso está sendo oferecido em Xapuri.

Vivericultor: o curso forma profissionais capazes de selecionar e propagar espécies. Os alunos aprendem técnicas para preparar o solo, realizar o manejo, fazer o trato cultural, supervisionar a colheita, implantar infraestrutura, entre outras atividades. Esta capacitação está sendo oferecida em Sena Madureira.

Auxiliar Técnico em Agropecuária: neste curso, o trabalhador rural aprende a realizar programas preventivos de sanitização e manejo de produção animal, vegetal ou agroindustrial. A qualificação está disponível em Plácido de Castro.

Confira mais informações sobre o Pronatec-Campo Acre 2013 acessando o edital na íntegra.