Menu

Curiosidades

Atualizado em 29 de março de 2010, às 17:43 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Projeto de Páscoa Educação Infantil | Páscoa 2010

projeto de páscoa educação infantil pascoa 2010 Projeto de Páscoa Educação Infantil | Páscoa 2010

O projeto de páscoa é um conjunto de atividades adotado por muitas escolas, tanto públicas como particulares. Essa idéia visa promover a interação entre as crianças e mostrar para elas a magia que está relacionada a essa data comemorativa.  Conhecer o sentido da páscoa é fundamental para comemorar ao lado da família e amigos.

As crianças ficam fascinadas com o mito do coelhinho da páscoa, navegam na crença de que esse personagem trará ovos de chocolate deliciosos. Na escola, os professores da educação infantil procuram reforçar a crença na magia da páscoa, impulsionando a criatividade dos pequenos com novas fantasias.

Para elaborar um bom projeto de páscoa, é necessário conhecer o grupo de alunos, descobrir o que cada uma das crianças pensa a respeito dessa data tão especial. As atividades para a páscoa devem valorizar algumas tradições e passar ensinamentos para os pequenos que estão em fase de aprendizagem.

Existem escolas que organizam eventos na semana santa, onde os alunos podem exibir ou apresentar os trabalhos feitos em sala de aula. Exposição de desenhos, show de talentos, corais e peças de teatro são algumas das atividades que podem constituir a programação. Outras atividades de páscoa na escola costumam ser promovidas, como a oficina de chocolate, onde os alunos são levados até a cozinha para aprender a fazer ovos e bombons.

Algumas instituições de ensino conseguem ir mais além no projeto de páscoa 2010, reunindo os alunos para preparar ovos de chocolate e depois distribuindo-os para idosos ou crianças carentes. Essa atividade consegue despertar sentimento de solidariedade e resgata o verdadeiro espírito da páscoa.

A escola não deve se limitar em apenas arrecadar dinheiro dos pais, comprar ovos e presentear os alunos, é preciso ir mais além na proposta. Cabe ao coordenador e professores desenvolver um projeto que ajudem as crianças a descobrir o encantamento da ocasião.

A páscoa na educação infantil é muito mais que a distribuição de chocolates ou brincadeiras, é uma oportunidade para que os alunos tenham contato com movimentos solidários e comecem a pensar nas necessidades do próximo.  Proponha um novo projeto na sua escola para a páscoa 2010!