Menu

Decoração

Atualizado em 10 de maio de 2011, às 14:30
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Projeto de Orquidário

Orquidario 2 300x225 Projeto de Orquidário

As orquídeas são flores encantadoras, com tanta delicadeza e exuberância, por isso existem pessoas que são fascinadas por elas. Para estes amantes destas tão belas flores, vão aqui algumas dicas de como cultivá-las em casa e até mesmo construir uma “casa” só para elas, os famosos orquidários, pois devemos lembrar que elas necessitam de cuidados específicos como o controle de luz e vento. Não há lugar melhor para se cuidar das plantas como investir em um projeto de orquidário.

Se caso queira cultivá-las em casa, pode ser em vasos, xaxim ou fibra de coco, então coloque uma camada de cacos de cerâmica, pedras tipo brita ou pedregulhos em até 1/3 ou 2/3, por que o excesso de xaxim conserva muita umidade e pode provocar podridão das raízes, por isso os vasos jamais devem ficar sobre pratinhos que retém água. Enquanto a planta estiver florida pode continuar no interior de casa, próximo de uma janela com boa fonte de luz, sempre evitando o sol direto.

Orquidario 3 300x200 Projeto de Orquidário

Durante esse tempo, deve-se molhar o substrato, dependendo da umidade do ambiente, mas com água bem moderada e jamais molhando as flores. Quando acabar o tempo da floração, pode-se fazer a remoção manual das flores secas e podar a haste com tesoura esterilizada em fogo. Olha aproveitem bem essas dicas são bastante úteis para quem cultiva orquídeas em casa. Veja as dicas de como cultivar orquídeas em casa.

Mas se caso você queira ter um espaço só para suas orquídeas, organizamos algumas dicas para a construção e funcionamento do seu orquidário. Em primeiro lugar a escolha do local, que deve ser aquele que recebe sol pela manhã, este é um ponto fundamental para o sucesso da sua criação, e tratando-se de tamanho não precisa ser o maior possível, basta um orquidário de 4x5metros, está ideal, dar para cultivar 200 orquídeas, lembre-se que quanto maior for mais trabalho terá… Para a cobertura pode ser usado os ripados de madeira, bambu ou telhas, de modo que os raios sejam filtrados, mas hoje já tem um tipo de material especifico para a cobertura dos orquidários que é o sombrite, ele filtra cerca de 70% dos raios solares, protege de animais e insetos, criando uma atmosfera ideal, e seu custo é menor em relação à madeira.

Para que todas encontrem as condições perfeitas para seu desenvolvimento, construa seu orquidário com a possibilidade de explorar diferentes espaços, visto que nem todas as orquídeas são iguais, busque pôr caibros resistentes para aquelas maiores que precisam ficar penduradas, é interessante também colocar uma bancada no centro ficando assim um lugar apropriado para as mudas recém plantadas ou em fase de crescimento, e na parte de baixo as que gostam de sombras. Se preferir a visualização de um projeto de orquidário é só acessar este site, www.casacampoecia.com.br, pois lá encontrará fotos e medidas detalhada de cada material utilizado na construção, agora mãos a obra!

Orquidario 1 300x225 Projeto de Orquidário