Projeto de jardim de inverno – como fazer

PUBLICIDADE

Com a correria cotidiana nem sempre temos tempo para apreciar a natureza. Porém, quem gosta do verde pode cultivar dentro de casa ou de seu apartamento plantas ornamentais e compor um ambiente com bancos de madeira e flores. Os jardins de inverno se localizam na parte interna das residências e se integram à decoração da casa, trazendo elementos da natureza que contrastam com o frio das paredes ou dos pisos e criam um ambiente de refúgio para todos os membros da família.

Plantas em vaso: opção mais prática (Foto: divulgação)

Entre os espaços utilizados para o jardim de inverno estão vãos de escada, halls de entrada, terraços, varandas de apartamento, e salas anexas, localizadas entremeio às salas de estar e de jantar. As sacadas de apartamento – principalmente as que não são utilizadas pelos moradores – são ideais para abrigar os jardins porque as plantas recebem luz natural. Espécies como samambaia, véu-de-noiva, dinheiro-em-penca, hera e barriga-de-sapo são adequadas para esses espaços.

Projeto com fonte de água e pedras (Foto: divulgação)

Caso o ambiente seja mais escuro, é preciso pesquisar com mais cuidado e selecionar uma planta que necessite menos de luz e seja mais resistente. Entre as plantas escolhidas para o interior das residências estão Zamioculcas e Dracemas.

PUBLICIDADE
O jardim de inverno combina com a decoração com piso de madeira (Foto: divulgação)

Antes de fazer o seu projeto é importante verificar se haverá por onde a água, com que se rega a planta, escoe, para evitar infiltração. Se for necessário, é preciso fazer impermeabilização e dreno do local onde será instalado o jardim de inverno.  Quem quiser ter o mínimo de trabalho pode optar por plantas em vasos.

Porta de vidro separa o jardim e o outro cômodo (Foto: divulgação)

Saiba mais: Como cultivar árvores frutíferas em vasos

Como cultivar orquídeas em casa: dicas

Para preparar o seu jardim de inverno, seu estilo pessoal e o de sua casa é levado em conta. O ambiente deve ser aconchegante, bem cuidado e se dispor de móveis, com peças confortáveis e que combinem com o paisagismo do jardim. Mesas e cadeiras, bancos e outros móveis de aspecto rústico são adequados a um jardim de inverno, assim como peças de madeira talhada. Mas, vale usar bancos e cadeiras com estofado, por exemplo, se o espaço for servir também para um descanso ou uma leitura de fim de tarde.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.