Bem Estar

Projeto de jardim de inverno – como fazer

Com a correria cotidiana nem sempre temos tempo para apreciar a natureza. Porém, quem gosta do verde pode cultivar dentro de casa ou de seu apartamento plantas ornamentais e compor um ambiente com bancos de madeira e flores. Os jardins de inverno se localizam na parte interna das residências e se integram à decoração da casa, trazendo elementos da natureza que contrastam com o frio das paredes ou dos pisos e criam um ambiente de refúgio para todos os membros da família.

Plantas em vaso: opção mais prática (Foto: divulgação)

Entre os espaços utilizados para o jardim de inverno estão vãos de escada, halls de entrada, terraços, varandas de apartamento, e salas anexas, localizadas entremeio às salas de estar e de jantar. As sacadas de apartamento – principalmente as que não são utilizadas pelos moradores – são ideais para abrigar os jardins porque as plantas recebem luz natural. Espécies como samambaia, véu-de-noiva, dinheiro-em-penca, hera e barriga-de-sapo são adequadas para esses espaços.

Projeto com fonte de água e pedras (Foto: divulgação)

Caso o ambiente seja mais escuro, é preciso pesquisar com mais cuidado e selecionar uma planta que necessite menos de luz e seja mais resistente. Entre as plantas escolhidas para o interior das residências estão Zamioculcas e Dracemas.

O jardim de inverno combina com a decoração com piso de madeira (Foto: divulgação)

Antes de fazer o seu projeto é importante verificar se haverá por onde a água, com que se rega a planta, escoe, para evitar infiltração. Se for necessário, é preciso fazer impermeabilização e dreno do local onde será instalado o jardim de inverno.  Quem quiser ter o mínimo de trabalho pode optar por plantas em vasos.

Porta de vidro separa o jardim e o outro cômodo (Foto: divulgação)

Saiba mais: Como cultivar árvores frutíferas em vasos

Como cultivar orquídeas em casa: dicas

Para preparar o seu jardim de inverno, seu estilo pessoal e o de sua casa é levado em conta. O ambiente deve ser aconchegante, bem cuidado e se dispor de móveis, com peças confortáveis e que combinem com o paisagismo do jardim. Mesas e cadeiras, bancos e outros móveis de aspecto rústico são adequados a um jardim de inverno, assim como peças de madeira talhada. Mas, vale usar bancos e cadeiras com estofado, por exemplo, se o espaço for servir também para um descanso ou uma leitura de fim de tarde.

Recomendado para você
Bem Estar

Espelhos Para Salão De Beleza Preços, Onde Comprar

Beleza

Unhas Decoradas 2017

Bem Estar

Embalagens de presentes para o Dia das Mães

Bem Estar

CVC Turismo e CVC Viagens: Pacotes Promocionais

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *