Programação ProUni 2012

PUBLICIDADE
As inscrições para as bolsas do 1º semestre serão em janeiro

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as informações referentes à edição 2012 do Programa Universidade para Todos (ProUni). Somente no primeiro semestre, serão oferecidas 195.030 bolsas em todo o Brasil, distribuídas entre 98.728 integrais e 96.302 parciais (50% de desconto na mensalidade).

O programa criado no ano de 2004, disponibilizou desde então mais de 900.000 bolsas de estudos para cursos de graduação e sequenciais de formação específica, dando aos alunos de baixa renda a possibilidade de obter um diploma de nível superior, estudando em instituições de ensino particulares conveniadas.

Cronograma

Os interessados em ingressar na universidade através do programa, deverão se inscrever entre os dias 14 e 19 de janeiro, acessando o site prouniportal.mec.gov.br. É necessário informar o CPF do candidato, além do número de inscrição e a senha utilizados no Enem 2011.

PUBLICIDADE

Durante a inscrição, o candidato pode indicar até duas opções de curso nas quais esteja interessado e também duas opções de instituição para estudar.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 22 de janeiro, data prevista para sair a primeira chamada. Do dia 23 de janeiro até o dia 1º de fevereiro, os pré-selecionados deverão comparecer à instituição para a qual foram convocados, levando os documentos que comprovem a situação informada na inscrição, para confirmar a matrícula.

Já a divulgação da lista de segunda chamada, está prevista para o dia 7 de fevereiro, com o prazo de apresentação dos documentos e a realização da matrícula terminando no dia 15 do mesmo mês.

Lista de espera

Terminadas as duas chamadas, aqueles que não foram convocados ou os que foram pré-selecionados para cursos que não formaram turmas, poderão fazer parte da lista de espera, desde que manifestem tal interesse por meio do site do ProUni, entre os dias 22 e 24 de fevereiro.

PUBLICIDADE

Caso haja vagas, duas novas chamadas serão divulgadas, respectivamente nos dias 27 de fevereiro e 9 de março.

Quem pode se candidatar

Para tentar uma bolsa no ProUni, é preciso ter feito o Enem 2011 e obtido uma pontuação mínima de 400 pontos, somando a média das cinco notas do exame, além da nota mínima na redação. Outro requisito é ter cursado o ensino médio integralmente em qualquer escola da rede pública ou como bolsista integral em escolas da rede privada.

PUBLICIDADE

O MEC ressalta ainda que, para disputar uma das bolsas integrais, o candidato deve ser integrante de família cuja renda por pessoa seja de até R$ 933, enquanto para as bolsas parciais, a renda familiar pode ser de até R$ 1.866 por pessoa.

No caso dos professores da rede pública de ensino básico interessados em bolsas de licenciatura, pedagogia ou curso normal superior, não haverá o critério de renda.

O ProUni proporciona a alunos de baixa renda a possibilidade de se formar em um curso superior

 

PUBLICIDADE
Confira no site do programa quais são as universidades conveniadas

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.