Menu

Notícias

Atualizado em 29 de dezembro de 2011, às 16:39 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Programação Minha Casa Minha Vida 2012

Em 2012, o programa Minha Casa Minha Vida terá algumas novidades. Saiba quais são elas neste artigo.
437832 Habita%C3%A7%C3%A3o popular sobe ao palanque 1 Minha Casa, Minha Vida vira arma de campanha em municipios O benefício está sendo usado na campanha política de prefeitos (Foto: Divulgação)

O programa do Governo Federal; Minha Casa, Minha Vida, está sendo considerado um sucesso, já que possibilitou moradias para centenas de famílias brasileiras. Porém, o benefício habitacional parece ser mais que um projeto voltado para a população, já que muitos políticos levam as bem feitorias do programa ao palanque. Esse é o caso de alguns prefeitos que tiveram suas cidades selecionadas na segunda fase do programa.

Quase metade das 2.582 cidades beneficiadas no programa de Dilma Rousseff é administrada por prefeitos que buscam a reeleição. Nesses municípios serão construídas 45% das 107.000 unidades habitacionais que compõem a meta do programa – um investimento de mais de um bilhão de reais. A maior parte dos municípios agraciados com o benefício nessa segunda fase contém 50 mil habitantes e tem poucos recursos para desenvolverem políticas públicas. A concessão desses benefícios ajuda na hora de fazer campanha.

437832 Habita%C3%A7%C3%A3o popular sobe ao palanque 2 Minha Casa, Minha Vida vira arma de campanha em municipios O governo Dilma usa o Minha Casa, Minha Vida como marca de sucesso (Foto: Divulgação)

O Minha Casa, Minha Vida para municípios com essas características representa 15% da execução total do programa, além de ser aquele que atinge mais diretamente o cidadão, por ser o dinheiro liberado diretamente para as famílias selecionadas. De acordo com a secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães, o Governo Federal deve trabalhar para que a assinatura dos contratos e a liberação da primeira parcela dos recursos ocorram em agosto desse ano.

Nesse ano (ano de eleições municipais) o programa Minha Casa, Minha Vida teve gasto recorde no primeiro trimestre (5 bilhões de reais). Esse valor é cinco vezes maior que o gasto no mesmo período do ano passado, em que a execução orçamentária do programa foi quase nula. Além disso, equivale à metade de tudo o que foi desembolsado nos últimos três anos (10,6 bilhões de reais). Para o governo Lula, o Fome Zero era seu grande trunfo de campanha, já para Dilma o Minha Casa, Minha Vida é o destaque, e ao que tudo indica os candidatos a reeleição municipal estão seguindo o “segredo do sucesso” do governo atual.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL