Menu

Educação

Atualizado em 28 de novembro de 2012, às 7:41 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Programa Vence SP: inscrições

O Programa Vence SP está com inscrições abertas para cursos gratuitos de Ensino Médio integrado ao Técnico. O sorteio das vagas acontece no dia 13 de dezembro.

Vence é um programa criado pelo Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de incentivar a integração do Ensino Médio com o Técnico. Várias escolas paulistas já trabalham com esta modalidade, mas o projeto pretende ampliar a rede e aumentar as chances do aluno ingressar no mercado de trabalho.

545138 Programa Vence SP inscrições 2 Programa Vence SP: inscriçõesO Programa Vence SP incentiva a modalidade de Ensino Médio integrado ao Técnico. (Foto:Divulgação)

Como funciona Programa Vence SP?

O Programa Vence foi apresentado com a promessa de garantir profissionalização gratuita aos paulistas. Para atender as mais diversas necessidades dos estudantes, a iniciativa está partindo de duas modalidades: Vence Integrado e Vence Concomitante.

No Vence Integrado, o concluinte do 1º ano do Ensino Médio estudará na rede estadual em apenas um período. As escolas que oferecem este curso em São Paulo pertencem às redes Centro Paula Souza e IFSP. Já o Vence Concomitante é voltado para estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio, além daqueles que participam da EJA. Em um período o aluno cursa o Ensino Médio e em outro frequenta o curso técnico de uma instituição.

O Programa Vence já divulgou o seu catálogo de cursos para as cidades paulistas 2013. Entre as opções, vale ressaltar Informática, Enfermagem, Edificações, Segurança no Trabalho, Administração, Mecatrônica, Plástico, Secretariado, Química, Estética, Eletrônica, Nutrição, Mecânica, Meio Ambiente, Logística, Farmácia e Radiologia.

545138 Programa Vence SP inscrições Programa Vence SP: inscriçõesO catálogo com todos os cursos está disponível no site oficial. (Foto:Divulgação)

Desde quando foi implantado, o Vence SP tem investido na qualidade do Ensino Médio integrado ao Tédio. Os indicadores também se revelam favoráveis, pois 85,9% das instituições credenciadas possuem bibliotecas com grandes acervos e outras 85,5% já contam com laboratórios de informática bem equipados.

Podem se inscrever no Programa Vence SP 2013 os alunos que estão cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio e EJA. Aqueles que desistiram na edição passada não podem participar do programa neste ano.

Leia mais: Cursos gratuitos ETEC 2013, inscrições e vagas

Como se inscrever no Programa Vence 2013?

Para se inscrever no Programa Vence é muito simples, basta acessar o site oficial e preencher o formulário disponível. O prazo para efetuar as inscrições é de 20 de novembro a 10 de dezembro. Para ter acesso à página, o estudante precisa informar um RA válido. Na hora de se inscrever, o candidato deve escolher duas opções de cursos e ter certeza dos dados informados no formulário, porque depois não poderão ser alterados.

545138 Programa Vence SP inscrições 1 Programa Vence SP: inscriçõesO sorteio para distribuir as vagas acontecerá no dia 13 de dezembro. (Foto:Divulgação)

As vagas do Programa Vence 2013 serão distribuídas através de um sorteio eletrônico, marcado para o dia 13 de dezembro. A primeira chamada acontecerá entre os dias 17 e 28 de dezembro. Se a matrícula não for realizada dentro do prazo, o aluno perde a sua vaga.

Caso o estudante tenha alguma dúvida sobre o Programa Vence, ele deve entrar em contato com a Secretaria da Educação pelo telefone 0800 7700012.

Veja também: SENAI SP: Cursos Técnicos Gratuitos (Senai SP 2012)