Programa Mamografia Móvel 2013

PUBLICIDADE

O Programa Mamografia Móvel foi criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de garantir a saúde das mulheres e reduzir o número de vítimas fatais do câncer de mama. A iniciativa foi criada em outubro do ano passado e já está sendo realizada em Manaus (AM), Tatuapé (SP) e cidades do Distrito Federal.

O programa facilita o acesso da população carente ao exame de mamografia. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Programa de atendimento móvel para mamografia

Como funciona o atendimento móvel para mamografia?

O programa visa realizar mamografia gratuitamente, ou seja, sem qualquer tipo de custo para a população feminina carente. Para chegar até as mulheres, o Governo apostou em unidades terrestres (terrestres) e fluviais (barcos). O programa se preocupou ainda em percorrer locais estratégicos para realizar o atendimento, como cidades do interior e periferias.

PUBLICIDADE

De acordo com o Ministério da Saúde, cada unidade móvel tem a capacidade de realizar 800 mamografias por mês. Os exames são feitos por um mamógrafo e deve contar com um técnico em radiologia para lidar com o equipamento. Dependendo do serviço prestado, a unidade móvel de mamografia também conta com um médico para orientar as mulheres.

Após a mamografia ser realizada, ela é enviada via satélite para um estabelecimento de saúde. Assim, o diagnóstico é apresentado o quanto antes, normalmente dentro de 24 horas. O atendimento móvel de mamografia dá preferência às mulheres com idade entre 50 e 69 anos.

As unidades móveis de atendimento estão percorrendo o Brasil. (Foto:Divulgação)

Em Taubaté, no Vale do Paraíba, o Programa de Mamografia Móvel está sendo realizado desde novembro de 2012. Diariamente a unidade móvel faz 25 exames, de mamografia e papanicolau. Em Manaus, a mulher precisa apresentar requisição médica para fazer a mamografia. A unidade também é responsável por coletar material para o preventivo de câncer de colo do útero.

Em 2013, o Programa de Mamografia Móvel deve chegar a outras cidades brasileiras. Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa prioriza as regiões onde as mulheres têm dificuldades de realizar mamografias. Ao melhorar o acesso aos exames que a mulher precisa fazer, o programa permite diagnosticar doenças precocemente.

Mulheres brasileiras e exames de mamografia

Em 2013, a tendência é que o número de mamografias realizadas aumente. (Foto:Divulgação)

Com o Programa de Mamografia Móvel avançando pelo país, tudo indica que o número de exames realizados vai saltar em 2013 e reduzir a mortalidade do câncer de mama. Em 2012, 2.139.238 mulheres fizeram o exame preventivo, superando a quantidade de mamografias feitas em 2010, que foi de 1.677.272. Em resumo, o crescimento nos dois últimos anos foi de 41%. As unidades móveis de atendimento prometem facilitar a tarefa de atingir a meta de 8 milhões de exames.

Veja também: Mamografia: mitos e verdades

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.