Menu

Cursos

por Isah
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Programa Jovem Aprendiz

Empresas abrem portas para os jovens que desejam aprender a dinâmica do mercado de trabalho.

O Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa realizada por várias empresas brasileiras com a missão de oferecer oportunidades de emprego para os estudantes. Voltado para o preparo profissionalizante, o programa serve para aumentar atributos como qualificação e experiência. Muitas empresas enxergam nesta troca de trabalho a oportunidade de ensinar o jovem sobre a dinâmica do mercado e ainda fazem isso com um custo bem mais baixo.

Programa Jovem Aprendiz (Foto: Exame/Abril)

Programa Jovem Aprendiz (Foto: Exame/Abril)

Programa Jovem Aprendiz

Programa Jovem Aprendiz é uma espécie de caça talentos e quem participa acaba por si só desenvolvendo habilidades e descobrindo vocações e esse é o objetivo do programa mesmo. Quem tiver interesse, pode pesquisar e vai encontrar diversas empresas que estão abrindo as vagas até o final deste semestre. Empresas grandes buscam nesses jovens não só o talento, mas a disposição de aprender e lidar com os desafios. Em alguns casos, muitos jovens acabam sendo contratado para continuar na empresa e isso, claro, é bom para quem está começando no mercado.

Leia mais informações sobre: Inscrições menor aprendiz Riachuelo 2016

Empresas que apostam no programa

Jovens aprendem na prática o convívio do mercado (Foto: Exame/Abril)

Jovens aprendem na prática o convívio do mercado (Foto: Exame/Abril)

O Senac é uma das instituições brasileiras que investem no Jovem Aprendiz, usando o conhecimento de diversas áreas para o preparo profissional. Os estudantes desenvolvem suas competências na condição de aprendiz e contam com maiores oportunidades no mercado de trabalho.

Vagas pelo Brasil

Programa também ajuda na descoberta da vocação (Foto: Exame/Abril)

Programa também ajuda na descoberta da vocação (Foto: Exame/Abril)

Empresas como a Eletrobrás são adeptas ao programa, oferecendo vagas aos aprendizes em suas unidades espalhadas pelo Brasil. A instituição já recebeu o prêmio “Primeiro Emprego” do Ministério do Trabalho e promove um processo seletivo anual para escolher os jovens mais preparados para assumir as vagas disponíveis. A Caixa Federal também adotou o Programa Jovem Aprendiz com a proposta de capacitação profissional.

Leia mais informações sobre: Principais Programas Jovem aprendiz 2016

Prepare-se para os trabalhos

Quem quiser passar em um dos programas de jovem aprendiz precisa se preparar suficientemente para participar do processo seletivo, o que varia bastante de empresa para empresa. Algumas, aplicam provas e outras apenas analisam currículo e entrevista. Independentemente do processo, o jovem precisa estar disposto e mostrar isso durante o processo, pois só assim é possível abrir portas neste momento tão importante.

Jovem ainda recebe salário e benefícios (Foto: Exame/Abril)

Jovem ainda recebe salário e benefícios (Foto: Exame/Abril)

Quer mais dicas sobre o programa? Não deixe de conferir nossos artigos sobre este e vários temas, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos e aproveite para curtir e comentar, compartilhar também. Deixe sua sugestão ou comentário abaixo!


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL