Menu

Serviços

Atualizado em 15 de novembro de 2012, às 8:20 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Programa Escola da Família 2013

O projeto criado em 2003 transforma as escolas da rede pública de São Paulo em grandes centros de lazer e cultura aos finais de semana, além de oferecer cursos profissionalizantes e outras atividades para toda a família.

O estado de São Paulo possui milhares de escolas da rede pública, onde estão matriculados milhões de estudantes, principalmente no ensino fundamental e no ensino médio, que frequentam as aulas geralmente de segundas às sextas-feiras.

540571 programa escola da familia 2013 Programa Escola da Família 2013O Programa Escola da Família é um projeto social que existe desde 2003 no estado de São Paulo (Foto: Divulgação)

Como normalmente esses espaços ficam desocupados aos finais de semana, o governo estadual resolveu criar uma maneira de ocupá-los durante os sábados e domingos, criando, em 2003, o Programa Escola da Família, que nasceu através da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo.

Com o projeto social, que já tem garantida a sua edição no ano de 2013, as escolas públicas podem ser utilizadas pelas comunidades localizadas nas proximidades para a realização de reuniões, palestras e vários outros tipos de atividades, que levem inclusão social, lazer e cursos de qualificação profissional a todos os integrantes das famílias.

Ainda dá tempo de participar: Escola da Família – calendário 2012

Quem pode participar do Programa Escola da Família 2013

540571 programa escola da familia 2013 1 Programa Escola da Família 2013Com o projeto, as escolas públicas recebem várias atividades aos fins de semana (Foto: Divulgação)

Diversos voluntários, professores e moradores das comunidades próximas às escolas públicas participam do programa, ajudando na organização do projeto e também se beneficiando de todas as atividades oferecidas.

Além deles, há um destaque especial para a participação de estudantes de ensino superior de várias áreas, que atuam na função de educador universitário, que ficam com a responsabilidade de transmitir aos moradores as experiências e conhecimentos adquiridos em sala de aula, contribuindo para a sua evolução.

Em contribuição à participação no Programa Escola da Família, os universitários têm direito a uma bolsa de R$ 310,00 mensais, para custear a mensalidade da faculdade, enquanto as instituições de ensino superior conveniadas ficam por conta de garantir o restante do valor da mensalidade.

Saiba mais sobre a Bolsa Universidade SP 2012: inscrições, vagas

Como participar do Programa Escola da Família 2013

540571 programa escola da familia 2013 2 Programa Escola da Família 2013Todos os moradores das proximidades das escolas públicas podem participar das atividades organizadas pelo Programa Escola da Família (Foto: Divulgação)

Para participar do Programa Escola da Família 2013, seja na condição de voluntário ou como interessado nas atividades do projeto, basta procurar a escola pública mais próxima da sua residência, para ficar por dentro do calendário de atividades do ano.

Já para os estudantes que estiverem interessados em atuar como educador universitário e ter direito à Bolsa Universidade disponibilizada pelo projeto é preciso acessar o site http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br e preencher a ficha de inscrição, ficando atento aos prazos.

Na página também você confere todos os detalhes a respeito das atividades e a lista de escolas parceiras do projeto.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.