Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Programa ciência sem fronteiras 2012, inscrições

Estão sendo oferecidas 20.000 bolsas de estudo no exterior, distribuídas por 7 países. As inscrições devem ser feitas pela internet, até o dia 14 de setembro.
0 5 Votos 0 - Votar

Se você tem o sonho de estudar no exterior e conhecer novas e diferentes culturas, não perca a chance de participar do Programa Ciência sem Fronteiras 2012, que abriu novas chamadas para a graduação sanduíche, através da qual você faz parte do curso em instituição estrangeira, e vai levar estudantes brasileiros para sete países.

499281 programa ciencia sem fronteiras 2012 inscrições Programa ciência sem fronteiras 2012, inscrições O Programa Ciência sem Fronteiras está com uma nova etapa de inscrições abertas, com a oferta de 20.000 bolsas de estudo no exterior (Foto: Divulgação)

Criado por meio de parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC), através das suas respectivas instituições de fomento, CNPq e Capes e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC, o Programa Ciência sem Fronteiras tem o objetivo de promover a expansão e a internacionalização da ciência e da tecnologia brasileiras, através de intercâmbios e mobilidade internacional.

Nos próximos quatro anos, a expectativa é de que mais de 100.000 bolsas de estudo sejam disponibilizadas, tanto para alunos de graduação quanto para os estudantes de pós-graduação. Somente em 2012, a previsão é de que aproximadamente 20.000 bolsas sejam concedidas.

Saiba mais sobre a Graduação-sanduíche: como funciona

Requisitos Ciência sem Fronteiras 2012

Para se candidatar a essa nova etapa de bolsas oferecidas pelo Programa Ciência sem Fronteiras 2012, com oportunidades de estudar nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Coreia do Sul, Canadá e Holanda, os interessados devem preencher os seguintes requisitos:

- Estar matriculado em um dos cursos superiores da área prioritária (confira a lista completa no site do Programa Ciência sem Fronteiras), nas universidades conveniadas ao programa;

- Ter cursado, no mínimo, 20% do currículo do curso de origem e, no máximo, 90%;

- Ter nacionalidade brasileira; e

- Apresentar proficiência na língua do país para o qual deseja viajar.

Bolsas de estudo na Ásia: Vagas para estudantes brasileiros na China

Inscrições Ciência sem Fronteiras 2012

499281 programa ciencia sem fronteiras 2012 inscrições 2 Programa ciência sem fronteiras 2012, inscrições As bolsas estão distribuídas por 7 países, entre os quais Alemanha, Estados Unidos e Canadá (Foto: Divulgação)

Os interessados em concorrer às bolsas de estudo no exterior, oferecidas pelo Programa Ciência sem Fronteiras 2012, devem acessar o site www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1, onde estão disponíveis os formulários de inscrição para cada um dos países em que há vagas.

Nesses formulários você pode encontrar todas as informações a respeito das bolsas, como o tempo de duração, as instituições onde elas serão oferecidas, etc. No caso de haver demanda maior que a oferta, a nota do ENEM, a partir da edição 2009, poderá ser usada como critério de seleção.

Fique atento ao prazo para se inscrever, que termina no dia 14 de setembro.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL