Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Profissões para trabalhar em casa: dicas

Conheça algumas profissões para trabalhar em casa e veja dicas para ser o mais profissional possível.

Diversas pessoas sonham em trabalhar em casa, não possuir carga horária, fazer seus próprios horários, e principalmente não ter que enfrentar o trajeto entre a casa e o trabalho, como no caso das grandes cidades, onde o trânsito caótico deixa tudo um pouco mais difícil. Apesar de parecer o trabalho dos sonhos, essa não é uma tarefa fácil, pois caso não haja concentração o trabalho pode acabar não saindo. Confira algumas dicas e profissões para trabalhar em casa:

Trabalhar em casa pede organização e atenção. (Foto: Divulgação)

Dicas para trabalhar em casa

Antes de deixar o trabalho comum e se aventurar no Home Office, confira alguns pontos importantes para que o trabalho em casa flua:

Leia mais informações sobre: Linkedin, conheça as vantagens

Tempo para o trabalho

O maior problema de trabalhar em casa é a falta de concentração e atenção, por isso é necessário reservar um tempo para o trabalho, sem que haja interferência da casa, como filhos, amigos, pessoas ligando apenas para conversar, distrações com internet, televisão, música, ou com serviço de casa.

Tudo tem que ser muito bem planejado e cada coisa deve ser feita em seu tempo, hora de trabalhar é apenas para trabalhar e nada mais.

Trabalhar em casa pode ser solução para mães e donas de casa. (Foto: Divulgação)

Local de trabalho

O local escolhido para o trabalho deve ser espaçoso e confortável, com um clima agradável, uma boa estrutura, uma cadeira bem confortável que não cause dores ou incômodos, entre outros. Por exemplo, o monitor do computador deve estar sempre na altura dos olhos, para que dores não surjam pela cabeça ficar erguida ou abaixada. O mouse e teclado devem permitir que o braço fique apoiado, a cadeira deve estar na posição e altura correta, para que dores nas costas, pescoços e problemas de circulação sejam evitados.

O ambiente não deve ser muito quente ou muito gelado. Quando for possível, opte pela ventilação natural, caso contrário, escolha ventiladores, ar condicionado ou aquecedores, sempre de acordo com suas necessidades.

A área ainda necessita de uma boa iluminação, durante o dia, aproveite para abrir as janelas e deixe a luz natural entrar, durante a noite, aposte em uma boa luz, clara e forte, para que não surjam problemas de vista.

Leia mais informações sobre: Conheça o programa Mais Emprego do governo e saiba como se cadastrar.

Profissionais veem o trabalho em casa como a chance de ter um emprego menos rígido, sem contato com chefe e carga horária. (Foto: Divulgação)

Profissionais que podem trabalhar em casa

A internet abriu muitas portas, e uma delas foi para o mercado de trabalho. Muitas pessoas são donas de sites, lojas virtuais e blogs, ou simplesmente trabalham nessas áreas, prestando serviço para outras pessoas. Sites podem ser muito lucrativos através de anúncios e outras ferramentas do Google.

Webdesigner

O Webdesigner pode trabalhar de casa sem problemas, e atender seus clientes sem que haja qualquer tipo de problema. Por exemplo, o trabalho pode ser encomendado por um email ou conversa telefônica, feito em casa dentro do prazo e depois enviado pela própria internet. Já os pagamentos podem ser feitos através de deposito bancário, tudo bem simples e rápido.

Jornalista

 (Foto: Exame/Abril)

Profissões que podem trabalhar em casa (Foto: Exame/Abril)

Outra maneira de trabalhar sem sair de casa é o freelancer, ou seja, quando o profissional não possui um emprego fixo, registrado em carteira, mas recebe pelos trabalhos executados. Esses profissionais recebem uma tarefa, executam o trabalho e depois recebem o pagamento. Diversos jornalistas trabalham desse modo, escrevendo artigos para sites e revistas.

Confeiteiro

Quem gosta de fazer doces e bolos de uma maneira incrível e decorada pode fazer isso em casa. Recebendo encomendas em casa, o profissional consegue deixar um espaço na cozinha apenas para desenvolver seus trabalhos, aperfeiçoando suas técnicas e trabalhando também para divulgar. Além de trabalhar em casa, este e outros profissionais podem ainda montar sua agenda e horários de acordo com suas necessidades.

Artesã

 (Foto: Exame/Abril)

Além de trabalhar, profissionais podem ainda aprender sem sair de casa (Foto: Exame/Abril)

Quem faz peças e artesanatos também tem a possibilidade de fazer tudo em casa. Aliás, para esses profissionais não tem coisa melhor, pois com calma e sintonia eles conseguem produzir peças incríveis e usando a internet conseguem divulgar e vender muitos dos seus produtos. Em alguns casos, as encomendas ocorrem pela internet mesmo e o artesão não precisa ter um espaço físico para vender os produtos.

Revisor de texto

Nesta lista de home office, podemos incluir os revisores de textos, que vão na verdade profissionais que podem atuar em diversas empresas, home office e tudo ao mesmo tempo. Este profissional recebe demandas de diferentes trabalhos e pode executar eles em casa de forma bem tranquila e eficiente. Por conta disso é que ele precisa até de um espaço silencioso e bacana para trabalhar dentro de casa.

Consultor de Redes Sociais

 (Foto: Exame/Abril)

Profissionais que atuam com home office (Foto: Exame/Abril)

Quem administra redes sociais também tem muita facilidade para trabalhar em casa. Muitas empresas e agências contratam esses profissionais no esquema home office justamente para não ter altos custos e ainda motivar o profissional, dando a ele a possibilidade de criar e sentir-se livre para trabalhar.

Passadeira

Muitas pessoas tem procurado por um profissional da área, isso porque a correria do cotidiano não tem permitido as pessoas cuidarem de detalhes que antes eram cuidados, como limpar a casa, passar a roupa e outros itens. Quem trabalha assim pode ter um canto em casa para receber roupas para passar e deixando tudo bem organizado para que o dono possa depois vir e pegar. Assim, a pessoa não precisa trabalhar fora, apenas investir no seu próprio negócio em casa.

Manicure e Cabeleireira

 (Foto: Exame/Abril)

Vantagens dos home office (Foto: Exame/Abril)

Muitos salões de beleza começaram dentro de casa e tem gente que deu certo e nem sequer pretende sair de casa. Essa decisão acontece não por questões financeiras, mas pela liberdade que tem de ficar dentro de casa, com um espaço e tempo para cuidar das duas coisas. Portanto, se você gosta dessa área pode investir.

Em qual dessas áreas você se encaixa? Se ainda não se formou em nenhuma delas, aproveite para se especializar, invista no seu conhecimento e viva trabalhando em casa.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL