Menu

Saúde

Atualizado em 18 de abril de 2013, às 8:05 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Problemas de saúde indicados pelas unhas

As mudanças na coloração e aspecto das unhas é uma das formas pela qual o organismo sinaliza a existência de problemas de saúde. Saiba mais.

O organismo funciona de maneira incrível e é capaz de sinalizar que algo não funciona como deveria através de várias maneiras. Muitas pessoas não sabem, mas é possível identificar alguns problemas de saúde através do formato e aparência das unhas, que mudam de aspecto de acordo com a carência de nutrientes e a incidência de doenças. Saiba mais sobre o assunto e conheça os problemas de saúde indicados pelas unhas.

Confira quais doenças podem se manifestar nas unhas.

610316 A saúde do organismo pode se refletir nas unhas. Problemas de saúde indicados pelas unhasA saúde do organismo pode se refletir nas unhas. (Foto: divulgação)

Nem toda alteração significa problema de saúde

Existem vários estudos que comprovam a eficácia do exame físico das unhas em identificar precocemente alguns problemas de saúde. Entretanto, é importante salientar que é possível haver alterações ungueais em pacientes hígidos. Alterações esporádicas, especialmente as relacionadas à coloração, são consideradas normais e podem ser o resultado de rompimentos capilares ou traumas na matriz ungueal, não sendo motivo de preocupação.

Unhas esbranquiçadas e quebradiças

Pacientes com unhas manchadas ou com a maior parte de sua superfície de coloração esbranquiçada podem ser portadores de anemia, carência de zinco ou carência proteica, micoses, intoxicação por metais pesados, psoríase e até mesmo insuficiência renal.

Quando além da alteração na coloração a unha apresenta aspecto ressecado, quebradiço e pouco resistente, é importante investigar outras causas, como carência de cálcio, vitamina A, B e E e ainda distúrbios tireoidianos.

610316 Principais alterações das unhas. Problemas de saúde indicados pelas unhasPrincipais alterações das unhas. (Foto: divulgação)

Unhas onduladas e de coloração amarelada

As unhas que se apresentam com várias manchas amareladas indicam a ingestão exagerada de antibióticos ou de betacaroteno. Aspecto semelhante também pode ser percebido na mão de pacientes tabagistas, diabéticos, portadores de hepatopatia ou onicomicoses. Quando ao invés de manchas houver uma camada espessa e ondulada, de tonalidade amarelada, é possível desconfiar de problemas pulmonares ou cardíacos.

Manchas roxas, verdes ou pretas

Quando é possível perceber manchas esverdeadas, associadas a dor, edema e eritema peri-ungueal, deve-se desconfiar de problemas de saúde como infecções bacterianas e onicomicoses. Lesões de tonalidade arroxeada e que surgem de forma repentina podem sugerir doenças cardíacas, lúpus, tumores, onicomicoses e até mesmo o uso de fármacos anticoagulantes.

É importante tomar cuidado redobrado quando as máculas ungueais possuem aspecto enegrecido, pois esse padrão de coloração está bastante relacionado com câncer de pele, tumores no leito ungueal, micoses ou disfunções hormonais.

Entenda como curar as micoses de unhas.

610316 Mediante a persistência dos sintomas vale a pena procurar auxílio médico. Problemas de saúde indicados pelas unhasMediante a persistência dos sintomas, vale a pena procurar auxílio médico. (Foto: divulgação)

As mudanças na coloração e aspecto das unhas é uma das formas pela qual o organismo sinaliza a existência de problemas de saúde. Nem sempre essas alterações são motivo de preocupação, mas vale a pena se manter atento e, mediante a persistência das alterações ungueais, procurar auxílio médico para esclarecer eventuais dúvidas.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.