Menu

Notícias

Atualizado em 3 de setembro de 2012, às 9:44 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Problemas das Favelas Brasileiras

favelas brasileiras 1 300x225 Problemas das Favelas Brasileiras

O Brasil é um dos maiores países do mundo em diversos aspectos como extensão territorial, conta com uma das maiores florestas do mundo, e também ser considerada uma das maiores potências no futebol. Entretanto, entre outros aspectos, o país também é conhecido por ser o que mais compra imposto de seu povo e menos devolve em investimentos, além da fama de um país marcada pela corrupção política, má administração do governo federal e, também, dono de imensas favelas. Este é o país que muitos dizem como uma terra sagrada e, ao mesmo tempo, o melhor lugar para se viver.

Não é possível dizer quais são as origens exatas das favelas brasileiras, mas, em um trecho de um artigo publicado no site Wikipedia, o termo favela tem como uma de suas origens, na região do Rio de Janeiro, as moradias criadas por soldados que, ao retornarem da guerra, em 1987, não receberam as devidas remunerações e passaram a se instalar em construções provisórias, feitas sobre o Morro da Previdência, na cidade do Rio de Janeiro. Mas, ainda que os brasileiros conheçam as origens das favelas, ninguém parece conhecer o fim. Desde um governo que relapso, a uma justiça falha e lenta, e, ambos, suscetíveis aos muitos casos de corrupção na história do país, os problemas relacionados às favelas são muitos e, mesmo elencados em um texto, podem ser não exatamente a lista de completa destes problemas.
favelas brasileiras 3 300x199 Problemas das Favelas Brasileiras
Muitos especialistas defendem, cada qual com seus argumentos, os diferentes tipos de problemas relacionados à favela. Hoje, por exemplo, o controle de natalidade, a urbanização e êxodo rural são assuntos muito delicados que estão diretamente ligados ao desenvolvimento e aumento de moradores nas regiões das favelas. E, ainda que estejam em pauta, nenhuma solução é, de fato, levada em consideração de modo urgente.

Mas, ainda que os problemas relacionados ao governo, que acabam por acentuar e parecem perpetuar a situação dos moradores das favelas, sejam uma realidade do Brasil, a posição e ação do povo com relação a este fato também é um item importante, que pode impactar na situação atual. A falta de instrução, por exemplo, leva muitas pessoas a multiplicarem a família desenfreadamente, multiplicando não somente o número de pessoas, mas o número de habitantes das mesmas moradias precárias, como, também, aumentando um problema de responsabilidade já imbuído no ato de ter o filho, pois, se não há recursos básicos para o sustento da própria pessoa, como esta conseguirá condições dignas para criar um filho e transformá-lo num cidadão inserido na cultura social atual. Muitos levantam questões e colocam em pauta problemas já conhecidos, ou oferecem pontos de vidas alternativos, e este fato coloca uma condição ao povo que, não recebendo os devidos investimentos, que, em uma sociedade justa, teria sido feito pelo governo, acabam por criarem soluções novas, ainda que provisórias, no intuito de resolver o problema por completo.

A sociedade brasileira não funciona em todas as cidades, pois, a geração de emprego, o investimento em saneamento básico, educação, e até mesmo o direito à moradia e à liberdade são na verdade totalmente violados. Desigualdade social, corrupção entre os agentes políticos, falta de investimento, crise cultural e tantos outros problemas são apenas algumas possíveis justificativas para um país que possui as favelas como cartão postal e atração turística para os estrangeiros.

Conteúdo avaliado com média: