Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Principais Temperos para Comida, Dicas

Os temperos são muito importantes para produzir pratos deliciosos. Os temperos realçam o sabor dos alimentos, quando combinados de forma certa. Ervas, óleos, raízes em pó… Cada tempero tem uma origem e uma função!

Cada país tem seus temperos… Para fazer pratos da culinária de outros países precisamos dos condimentos utilizados na receita original. O Brasil é um país cheio de diversidade e recebeu influência de vários povos: gaúchos usam alecrim para temperar seus churrascos, mineiros usam açafrão para dar uma cor bonita ao frango, nordestinos usam muito cominho em pratos apimentados. Conheça um pouco mais sobre os principais temperos do Brasil e do mundo:

AÇAFRÃO: Nativo do mediterrâneo, importado da Espanha que, junto com Portugal, é o maior produtor do mundo. É um dos temperos mais finos e caros do mundo. A cor amarela forte dá um tom bonito aos pratos e um gosto único. Muito usado em: Paella, risoto, carneiro, sopas de peixe, arroz com frango, frango.

AIPO: Há três tipos principais: aipo-bravo, aipo-verde e aipo-cabeça-de-nabo. Muito usado em caldos, molhos, sopas, guisados e carnes. Tem muitas vitaminas.

ALCAPARRA: São botões de flor de um arbusto. Utilizada em molhos, pizzas e peixes.

ALECRIM: Nasce principalmente em solos de regiões com clima seco, o sabor é marcante, use pouca quantidade. Perfeito para usar em carneiros, marinados, peixes, frutos-do-mar, vitela, boi e aves de caça.

ALHO: O alho é utilizado desde a antiguidade como remédio. uas propriedades anti-microbianas e os seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea. Muito utilizado em carnes, frangos e molhos de tomate.

CEBOLA: Originária da Ásia há milhares anos, é usada em inúmeros pratos ao redor do mundo. Odiada pelas crianças, amada pelas mães em bifes acebolados. As cebolas podem ser utilizadas em quase todos os pratos salgados.

CEBOLINHA: Membro da família da cebola, porém de sabor delicado, é rica em vitaminas A e C.  É importante colocar a cebolinha na panela um pouquinho antes de desligar. Combina muito com pratos a base ou que levem ovos (omeletes), sopas, peixes.

CHEIRO VERDE: Conhecida como Salsinha é usada juntamente com a cebolinha.

COMINHO: Semente de uma planta originária do Oriente. Usada em pratos como: chucrute, chilli com carne, assados, batatas, e pratos do Nordeste brasileiro.

LOURO: Folhas de um arbusto originário da Ásia. Usado em: feijoada, carne de panela. Combina com peixes, moluscos e carnes de caça.

MANJERICÃO: É um dos principais temperos da culinária de todos os países, principalmente na Itália. Usado em: Molhos de tomate, assados de carne, porco, hambúrguer, pato, carneiro, pizzas e batatas.

MOSTARDA: Da marrom prepara-se a francesa dijon. Da branca saem as mostardas inglesas e americanas. Usa-se em legumes, batata, repolho, pratos com ovos e queijo, carnes, aves.

ORÉGANO: Tempero típico da cozinha italiana, suas folhas são mais usadas secas. Deve-se usar em pratos a base de tomates, molho para churrasco, pratos com ovos e queijos, feijão branco.

PIMENTA-DEDO-DE-MOÇA: Espécie extremamente picante. Deve ser usada em: pratos mexicanos e italianos.

PIMENTA DO REINO: Nativa da Índia, pode ser usada em grão ou moída. Extremamente versátil, vai bem como cobertura em saladas, marinados, sopas, molhos.

Alguns temperos são encontrados frescos, outros, moídos, outros desidratados… Tenha um jardim de temperos ou compre-os desidratados no supermercado. Todos são importantes para dar um toque especial aos seus pratos. Use os temperos certos e faça sucesso na cozinha.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL