Menu

Compras

Atualizado em 26 de fevereiro de 2013, às 8:21 por Dany Negrao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Principais erros ao comprar online

Vai comprar algo pela internet? Confira algumas dicas para evitar erros com compras online.

A compra pela internet tornou-se popular no Brasil e no mundo. De uns tempos pra cá, os sites estão cada vez mais completos, confiáveis e acessíveis, facilitando a compra do consumidor. O mecanismo de compra também é bem simples, conquistando até aqueles que têm um pouco de dificuldade com computadores. Mas saiba que é preciso tomar cuidado com esse tipo de compra. Confira quais são os principais erros ao comprar online.

585846 Principais erros ao comprar online Principais erros ao comprar onlineCuidado com os erros ao comprar pela internet. (Foto: Divulgação)

Erros em compras online

Não verificar a segurança do site – alguns sites são famosos, como os que representam as grandes redes de lojas do país. Esses são garantidos. Mas e sites que você nunca ouviu falar? Os preços acessíveis conquistam o consumidor que deseja economizar, mas é preciso tomar cuidado. Hoje em dia é difícil encontrar algum site com más intenções, mas eles ainda estão rodando pela internet.

Os navegadores ajudam com o quesito “segurança”. Cada navegador tem sua forma de indicar se o site é seguro ou não. Além disso, coloque o nome do site e a expressão “é confiável?” no google. Você vai encontra relato de pessoas que já compraram ou que foram enganadas pelo determinado site. Isso evita muita dor de cabeça e uma compra segura.

585846 Principais erros ao comprar online1 Principais erros ao comprar onlineConfira a segurança do site antes da compra. (Foto: Divulgação)

Comprar sem conferir todos os detalhes – esse é outro erro na compra online. Com a falta de experiência ou rapidez demais nos procedimentos da compra, o cliente acaba não prestando atenção em todos os avisos e detalhes do site. É preciso conferir todos os valores, frete, parcelamento e tudo mais. Depois da compra finalizada, dificilmente é possível modificar alguma coisa, principalmente se for no cartão de crédito. Por isso, fique atento e confira cada dado antes de comprar.

Comprar sem conhecer o produto – a compra online é quase que “um tiro no escuro”. Você está adquirindo algo que não teve contato físico. Por isso é muito comum o arrependimento ou desejo de troca quando o produto chega na casa do consumidor. A maioria dos sites garantem essa troca ou devolução, mas faça de tudo para evitar esse procedimento. É algo demorado e alguns sites nem oferecem o serviço. Por isso, confira todas as medidas, detalhes e características antes da compra.

585846 Principais erros ao comprar online2 Principais erros ao comprar onlineSe possível tenha um contato com o produto antes da compra online. (Foto: Divulgação)

Dicas para comprar pela internet

Esses são os erros mais comuns em compras online. Mas essa é uma compra fácil e que pode ser totalmente satisfatória se você evitar esses errinhos. Escolha um site de confiança, se possível. Existem grandes lojas online, como Americanas.com, Walmart, Casas Bahia, Magazine Luiza, Ponto Frio, Ricardo Eletro e assim por diante.

Além das redes de lojas, há o Mercado Livre, o maior portal de compra e venda da internet. Nele você faz negócio com vendedores de todo o país. O site mostra a qualidade do vendedor, o que os outros compradores falam dele e a porcentagem de vendas feitas com sucesso. Isso ajuda a filtrar informações e escolher a melhor compra.

Leia também:

PayPal: o que é, como usar

Como evitar golpes em compras online